You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Cuidadores de pacientes com câncer: como cuidar do físico e emocional?

Cuidadores de pacientes com câncer: como cuidar do físico e emocional?

Por: Andreia Silveira, do site PlanoDeSaude.net.

Cuidadores de pacientes com câncer também devem se atentar a sua saúde. Veja a importância em cuidar do físico e emocional para evitar desgastes.

Existem pacientes em tratamento do câncer que necessitam de cuidado e acompanhamento constante. O cuidador tem funções como acompanhar o paciente às consultas, auxílio em pós-operatório ou até questões da rotina, como auxiliar no banho, cozinhar para o paciente, entre outros.

Muitas vezes o cuidador é um profissional contratado para realizar essas tarefas, mas por falta de opções ou falta de recursos, esse papel é cumprido pelos próprios familiares. Principalmente neste caso, o cuidador acaba se preocupando tanto com o bem-estar do paciente de câncer que esquece de cuidar de sua própria saúde.

Isto, somado ao estresse de estar lidando com a doença de um familiar, que muitas vezes é grave, pode causar diversos problemas de saúde para o cuidador. Saiba mais!

Uma pesquisa apresentada pela Femama em 2018 provou que cerca de 50% dos familiares que estão cuidando de alguém doente se sentem cansados e cerca de 40% não consegue encontrar tempo para realizar suas próprias consultas médicas.

.https://pixabay.com/pt/photos/amigos-de-mulheres-amizade-ajudando-1577910/

Na mesma pesquisa, mais de 60% dos cuidadores assumiram que necessitam de atendimento para a saúde mental, além de uma boa parte admitir que coloca a saúde e bem-estar do familiar adoecido acima do seu.

Mas essa atividade não traz só problemas, quase 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que cuidar do familiar adoecido proporciona uma vontade maior de aproveitar a vida e a apreciar, além de ser uma função que traz recompensas, mesmo que desafiadora.

O impacto na vida do cuidador

Para os cuidadores que são familiares do paciente, o impacto emocional é muito grande. A falta de controle da situação é um dos sentimentos que mais machucam, além de tristeza, culpa, medo e raiva. Os cuidadores chegam a ser mais impactados pela descoberta da doença do que os próprios pacientes.

Mesmo abalados, os cuidadores muitas vezes são a principal fonte de apoio e força dos pacientes, fazendo-os muitas vezes negligenciarem o cuidado consigo mesmo, em prol do bem estar do familiar adoecido.

Os momentos de lazer são os primeiros a serem dispensados, quando se cuida de um familiar com câncer. Muitas pessoas não conseguem mais sentir prazer nos momentos de lazer por conta da “culpa”, do familiar não poder aproveitar aquele tipo de alegria.

https://pixabay.com/pt/photos/cuidados-paliativos-1902144/

A saúde do cuidador

Para manter a saúde, física e mental, é importante que o cuidador tenha ajuda, seja de outras pessoas da família, vizinhos, amigos ou profissionais. É necessário “programar” horários de folga para cuidar de seu próprio bem-estar, e descansar um pouco a mente.

O estresse emocional pode causar ou até agravar doenças físicas. Isso se dá porque geralmente o estresse vêm acompanhado de hábitos que não são saudáveis, como alimentação desequilibrada, falta de sono, além de deixar de realizar consultas e exames periódicos.

Para que o cuidador diminua os impactos em sua saúde física, existem alguns hábitos que devem ser incluídos na rotina, como a alimentação equilibrada, em horários regulares. O sono também é uma questão importante, com a duração de 6 a 8 horas por noite, para que o corpo e a mente possam descansar.

É importante também incluir a prática de exercícios físicos na rotina, para melhorar a qualidade de vida, além de ajudar a melhorar a saúde emocional. 

O cuidador também deverá se atentar com sua própria saúde, indo regularmente ao médico para realizar exames e check-up geral. Neste caso, ter um plano de saúde é muito importante, já que ajuda no agendamento mais rápido e facilitado de consultas e exames.

Além disso, realizar consultas com terapeutas, sempre que sentir necessidade, contribui muito com a tarefa de cuidador. Assim, é possível ser uma companhia mais agradável para quem está precisando de apoio e ajuda, evitando picos de estresse, por exemplo.

O lazer e o descanso devem ser praticados, para que a saúde emocional esteja sempre em dia. Praticar algum hobby e encontrar os amigos, conversando sobre outros assuntos a não ser sua função de cuidador, podem trazer benefícios para a saúde emocional.

Conselhos para ajudar a enfrentar a doença de um ente querido

Quebrar a rotina é algo desafiador para muitas pessoas e quando envolve a saúde de um familiar, é preciso cuidado. A pessoa responsável pelos cuidados com o ente querido também merece atenção e para que nãos e perca a própria força, selecionamos algumas dicas úteis. Confira!

1: Pratique um esporte ao ar livre: isso ajuda a, ao menos por algum momento, esquecer dos problemas. Especialmente a luz do sol, ocorre uma mudança hormonal significativa, o que proporciona a sensação de felicidade. Caso seja difícil incluir um esporte, opte por uma caminhada.

2: Faça parte de grupos especializados: existem muitos grupos que existem com a finalidade de ajudar os familiares de pacientes com câncer durante o processo de tratamento. Essa é uma forma de aliviar o estresse e encontrar ajuda, sempre que for preciso.

3: Esteja sempre preparado: a maioria dos cuidadores são pessoas da família e nunca se depararam com esse tipo de assistência. Então, busque se informar o máximo que puder sobre a enfermidade, converse com o médico que o atende e anote dicas que ajudem na recuperação dele.

4: Faça terapia: conversar com alguém da família e amigos ajuda muito, mas falar com um profissional especializado é essencial. Assim, você terá ajuda para aliviar a tensão e manter o seu bem-estar emocional.

Siga essas dicas ao máximo que puder para manter sempre a empatia pela pessoa doente, de forma a evitar que o cansaço o leve ao extremo. Assim, você não perde a paciência e não afeta a sua saúde.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC