You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Conscientização sobre o câncer do colo de útero

Conscientização sobre o câncer do colo de útero

Precisamos falar sobre a conscientização sobre câncer do colo de útero que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Somente no ano de 2023 são esperados 17.010 casos novos desta neoplasia.

O número de casos representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. Na análise regional, o câncer do colo do útero é o segundo mais incidente nas regiões Norte (20,48/100 mil) e Nordeste (17,59/100 mil) e o terceiro na Centro-Oeste (16,66/100 mil). Já na região Sul (14,55/100 mil) ocupa a quarta posição e, na região Sudeste (12,93/100 mil), a quinta posição.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), principalmente seus subtipos chamados de oncogênicos, sendo que, de acordo com o INCA, o 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos da doença.

Sintomas

A fase inicial para a maioria das pacientes acaba sendo assintomáticas e os sintomas aparecem conforme a localização e a extensão da doença. Corrimento vaginal amarelado e odor desagradável, até mesmo com sangue, sangramentos menstruais irregulares, dores em região baixo ventre e sangramento após relação sexual são alguns sintomas.
Anemia, dores pélvicas com intensidade forte, dores na região lombar, alterações miccionais e no hábito intestinal são outros sintomas que aparecem em estágios mais avançados.

Prevenção

Os especialistas reforçam que a prevenção está relacionada diretamente à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre pelo contato direto com pele ou mucosa infectada. A via sexual é a principal, por isso, é indicado que o uso de preservativo seja feito para diminuir o risco de transmissão e infecção.
A vacina contra o HPV também é uma importante arma para combater o câncer do colo do útero. A vacina é indicada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. A vacina é uma medida de prevenção e não é eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

E agora temos novidades na vacinação na estratégia de vacinação contra o HPV que agora é em dose única.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC