You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

VIII Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde mobiliza 7 municípios da Grande Florianópolis

VIII Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde mobiliza 7 municípios da Grande Florianópolis

A VIII CACs ocorreu no dia 07 de maio, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e teve por objetivo capacitar agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde sobre prevenção e/ou detecção precoce dos cânceres mais incidentes para qualificar e padronizar as informações levadas às comunidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em linguagem simples.

IMG_0358 jordane

Participaram do evento 304 profissionais de 07 municípios da Grande Florianópolis: São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Confira a programação do evento.

A AMUCC, ao longo de seus 18 anos, tem feito inúmeras campanhas de conscientização e informação, porém o câncer ainda tem muitos estigmas  e as pessoas demoram a procurar ou não procuram os serviços de saúde por medo, vergonha ou por não acreditarem na cura. Com este comportamento chegam tarde ao diagnóstico de muitos cânceres que poderiam ter sido curados se descobertos no início.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) já são as principais responsáveis pelo adoecimento e óbito da população no mundo. Estima-se que, em 2008, 36 milhões dos óbitos (63%) ocorreram em consequência das DCNT, com destaque para as doenças cardiovasculares (48% das DCNT) e o câncer (21%)(INCA).

A estimativa mundial mostra que, em 2012, ocorreram 14,1 milhões de casos novos de câncer e 8,2 milhões de óbitos.

Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil casos novos), ocorrerão 420 mil casos novos de câncer. Essas estimativas refletem o perfil de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina e cólon e reto entre os mais incidentes, entretanto ainda apresenta altas taxas para os cânceres do colo do útero, estômago e esôfago, sendo que 70% da ocorrência de casos novos estão distribuídos nas regiões Sul e Sudeste.

IMG_0436 (1)Um terço dos casos de câncer são evitáveis, por isso é fundamental que a morbimortalidade por câncer incorpore-se na rotina da gestão da saúde de modo a tornar-se instrumento essencial para o estabelecimento de ações de prevenção e controle do câncer e de seus fatores de risco.

Os agentes comunitários de saúde são protagonistas fundamentais da nossa causa, porque ajudam a divulgar, junto à população, os cuidados e conhecimentos necessários, para que não se percam tantas vidas para o câncer.
IMG_0444Para auxiliar os agentes no seu importante trabalho, a AMUCC organiza capacitações com temas específicos com tecnólogos, professores e doutores que trazem conhecimentos atualizados e muito importantes para empoderar portadores e a população para que possam ter acesso com rapidez a serviços de qualidade.

O trabalho de multiplicadores dos ACSs é realizado nas comunidades, diretamente nas residências das famílias. Um ACS, ao longo de um mês de trabalho leva informações a 160 pessoas.

A VIII CACs capacitou 304 pessoas:

um impacto direto sobre 48 mil vidas em um mês

e ao longo de um ano, 

mais de meio milhão de pessoas.

IMG_0275

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC