You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Mês da Conscientização do Câncer de cabeça e pescoço

Mês da Conscientização do Câncer de cabeça e pescoço


Infecção pelo HPV é um importante fator de risco. 14 milhões 

de brasileiros podem desenvolver a doença.


CCP 2016 - Julho Verde - Capa Facebook-01A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, porém a infecção pelo papiloma vírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

“A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Fernando Walder, presidente da SBCCP. “Entre os sintomas preocupantes estão nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente, lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, e rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas. Tais manifestações servem de alerta para a procura com urgência de um cirurgião de cabeça e pescoço, já que podem ser indicativos da doença”, alerta Dr. Walder.

Os trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. “O número parece pequeno, mas em um contexto de 200 milhões de pessoas, esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Leandro Luongo de Matos, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – “Julho Verde”.CCP 2016 - Julho Verde - Post_Facebook_Final-05

#Julho Verde

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e como preveni-la. A Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil – aderiu a esta Campanha Nacional por entender que devemos trabalhar juntos na disseminação da informação como ferramenta ativa de prevenção.

Serviço:

Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil – www.acbgbrasil.org

Dra. Fga Elisa Gomes Vieira (48) 9919.0069 – elisa@acbgbrasil.org

Melissa 48 9971.6668 whatsapp ou melissa@acbgbrasil.org

avatar10492099_1545012972416084_6947290524796614906_n

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC