You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Como uma tecnologia de saúde chega até o paciente?

Como uma tecnologia de saúde chega até o paciente?

WhatsApp Image 2017-10-24 at 18.16.05 Entendendo a Incorporação de Novas Tecnologias no SUS foi o  tema do workshop da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), nos dias 19 e 20 de outubro em São Paulo.

WhatsApp Image 2017-10-22 at 11.19.08O encontro, com participação da AMUCC e de outras associações de pacientes de todo o Brasil das mais diversas patologias, teve como objetivo elucidar o processo de incorporação de nova tecnologias no SUS e como se envolver.

Esta foi uma iniciativa inédita da CONITEC, do Ministério da Saúde, no sentido de ouvir a voz do paciente no processo que envolve a incorporação de novos medicamentos, procedimentos e equipamentos para a saúde no SUS. A iniciativa surpreendeu os participantes e recebeu elogios e exortação para a sua continuidade.

É muito importante conhecer todo o processo que envolve a incorporação de medicamentos e das mais diversas tecnologias disponíveis no SUS,  bem como do processo de aprovação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), conhecimento indispensável para permitir uma participação assertiva e de qualidade nas Consultas Públicas e Enquetes pelos pacientes e sociedade brasileira, comentou Leoni, presidente da AMUCC e participante do Encontro.WhatsApp Image 2017-10-22 at 11.19.07 (1)

Os PCDTs são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.

As Enquetes são pesquisas disponibilizadas na primeira etapa de construção de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para receber sugestões na elaboração ou atualização.

Ficou ressaltado que os técnicos da CONITEC ao elaborar seu relatório para avaliação do ​Colegiado ​levam fortemente em consideração os princípios do SUS​.

WhatsApp Image 2017-10-22 at 11.19.08 (1)WhatsApp Image 2017-10-22 at 11.18.46Foram  destaque nos grupos de trabalho os exercícios práticos realizados e o debate sobre mitos e verdades da incorporação.

O papel da CONITEC foi apresentado em suas múltiplas facetas, com destaque para a  avaliação e emissão de parecer, como tarefas principais, ou seja, não é, embora o nome indique o contrário, o órgão que tem poder para incorporar ou não a tecnologia, papel este reservado a SCTIE – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Na opinião da Diretora da AMUCC, Jurema Ramos dos Santos, o encontro foi muito importante “para entendermos que a CONITEC não é um órgão deliberativo, pois apenas recomenda ou não a incorporação de tecnologias baseadas em evidências de eficácia, segurança e custo-efetividade”.

Mais informações http://conitec.gov.br

Na opinião da Diretora da AMUCC, Jurema Ramos dos Santos, o encontro foi muito importante “para entendermos que a CONITEC não é um órgão deliberativo, pois apenas recomenda ou não a incorporação da tecnologia baseada em evidências de eficácia, segurança e custo-efetividade em relação aquilo que já existe no SUS.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC