You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Benefícios do Pilates para quem sofre com câncer de mama

Benefícios do Pilates para quem sofre com câncer de mama

Por Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.

O câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres no mundo todo e o tipo mais recente no Brasil, somando 85,6 mil casos. Porém, com as melhorias na prevenção e diagnóstico, sua mortalidade tem diminuído progressivamente ao longo dos anos.

A prática do Pilates é uma das sugestões para pacientes que sofrem com a doença, já proporciona muitos benefícios para o corpo e a mente. Veja aqui porque considerar essa atividade física para auxiliar no tratamento.
pilates 1

Por que o Pilates é bom para pacientes com câncer de mama?

Dentre as disfunções que as pessoas acometidas com a doença apresentam estão a fraqueza muscular, a dor, perda da massa muscular e o linfedema. O linfedema consiste num inchaço crônico nos membros superiores, geralmente se desenvolve após os gânglios auxiliares se danificarem no tratamento contra o câncer.

A remoção cirúrgica do linfedema acaba causando danos permanentes nos nódulos linfáticos, deixando como opção de tratamento a drenagem linfática e a atividade física, sendo essa uma técnica não farmacológica muito utilizada em pacientes com câncer, promovendo muitos benefícios importantes como o bem estar físico e psicológico.

Quais são os benefícios do Pilates para quem sofre com o câncer?

Dentre as inúmeras atividades físicas disponíveis, o Pilates anda ganhando o coração dos pacientes com câncer e dos órgãos relacionados à saúde, que indicam a prática como uma parte importante, segura e eficaz do tratamento. É recomendado que os pacientes iniciem (ou voltem) às atividades físicas logo após o tratamento, seja quimioterapia, cirurgia, rádio ou hormonal.

A prática de exercícios físicos resulta na liberação de hormônios em nosso corpo que são capazes de reduzir dores, melhorar a qualidade do sono, estimulando a libido e o bom humor.

Sem contar nos benefícios nos sistemas circulatório, cardiorrespiratório e linfático, pois o exercício estimula nosso sistema imunológico a combater os danos das células saudáveis causadas pelos radicais livres. Além disso, a redução da gordura corporal pode ser um aliado no combate ao crescimento tumoral.

Sobre a prática de Pilates e a importância para a saúde

Pilates 2

O método Pilates se tornou muito indicado por ser uma atividade física individual e adaptável às necessidades de cada pessoa.  Os exercícios de alongamento e fortalecimento são executados de forma específica, progressiva, sem oferecer riscos e sem impacto, por conta de a paciente já estar debilitada devido ao tratamento.

Além de todos os benefícios físicos, o Pilates proporciona a expansão da consciência corporal e da concentração, o foco na respiração e na postura. Também é um ótimo aliado por trabalhar a força, sem abrir mão da flexibilidade e com menos atrito nas articulações.

Nas pacientes de câncer notou-se que o Pilates reduzia o estresse, por induzir o foco na respiração, além de reduzir o quadro depressivo que a doença pode causar. Trabalha na redução de doenças crônicas, mantendo a saúde óssea e reduzindo os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.

Inicialmente, são introduzidos exercícios de nível básico, para a paciente se adaptar aos aparelhos e exercícios. Aos poucos são introduzidos os exercícios de dificuldades elevadas, de acordo com o avanço da paciente.

Tudo isso deve ser levado em consideração o estado da paciente após o tratamento indicado. A prática de exercícios só pode ser feita mediante liberação médica, pois os efeitos colaterais variam de acordo com a paciente, estágio da doença e tratamento. Tendo o aval do médico, o Pilates é um aliado importante para a saúde física, mental e para a autoestima da paciente.

Fonte: Femama e Drauzio Varella.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC