You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Após uma espera  de 26 anos, o CEPON será um hospital de câncer completo!

Após uma espera de 26 anos, o CEPON será um hospital de câncer completo!

A AMUCC se regozija com a população catarinense em ver que finalmente o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), terá uma estrutura completa, podendo ser chamado de Hospital do Câncer de Santa Catarina.

Centro Cirúrgico de Alta Complexidade será inaugurado na próxima terça-feira, dia 22  de maio, às 10h.

A entrega da obra irá reduzir o tempo de espera pelo tratamento e também irá permitir que o paciente faça todos os procedimentos em um só lugar, após a detecção do câncer.

Junto com o Centro Cirúrgico serão disponibilizados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma Central de Materiais Esterilizados (CME).

No começo, serão realizados 120 procedimentos ao mês na nova estrutura - Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/ND

No começo, serão realizados 120 procedimentos ao mês na nova estrutura – Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/ND

Em 1974 o oncologista Alfredo Daura Jorge teve uma iniciativa pioneira criando um novo conceito no tratamento do câncer: a programação terapêutica ambulatorial. A unidade funcionava nas dependências físicas do Hospital Governador Celso Ramos (H.G.C.R) e, em 1980, pela necessidade de expansão, o então Serviço de Oncologia Clínica mudou-se para um local específico, junto a Maternidade Carmela Dutra, com o nome de Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), onde permaneceu até setembro de 1992.

Em 02 de outubro de 1992, a nova sede do CEPON foi inaugurada, tornando-se uma unidade independente, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, porém não realizava todos os serviços que ficaram espalhados em outros Hospitais, trazendo desconforto aos pacientes e demora nos tratamentos.

A nova estrutura é importante para o paciente com câncer, pois trará mais tranquilidade ao tratamento, bem como irá agilizar os procedimento, desde o diagnóstico até o tratamento.

 

Na opinião de Leoni “é importante que SC tenha um hospital que possua uma vocação para o câncer pois o paciente oncológico requer cuidados intensivos e especializados. E quando a cirurgia é realizada tão logo se tenha o diagnóstico, muitas vezes o paciente não precisará se submeter a tratamentos agressivos de quimioterapia e radioterapia, melhorando sua sobrevida  e ou qualidade de vida, além de reduzir custos para o SUS”.

Para que as obras fossem concluídas, foi necessária a união da comunidade de pacientes, profissionais de saúde, organizações da sociedade civil, defensoria pública, ministério público, parlamentares, técnicos e gestores da Saúde pública, reafirmando-se a importância do controle social e advocacy para efetivar as mudanças que a população quer ver acontecer.
cepon-florianc3b3polis
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC