You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC participa de workshop sobre câncer de intestino

AMUCC participa de workshop sobre câncer de intestino

IMG_20160830_105614588_editedSetembro é o mês da luta contra o câncer de intestino. Para discutir e conhecer mais a respeito, a presidente Leoni Margarida Simm e a diretora Eva dos Santos Rosa participaram do Workshop Políticas Públicas para Câncer de Intestino. O evento abordou questões de saúde, tratamento, prevenção e como conviver com o câncer, dia 30 de agosto em São Paulo.

 

A AMUCC, a Associação Brasileira de Prevenção do câncer de Intestino e a Aliança para a Saúde Populacional, apoiaram o evento organizado pelo Instituto Oncoguia e pela farmacêutica Roche. Reunindo 14 organizações não-governamentais e mais de 70 pacientes, o workshop enfatizou temas como a prevenção do câncer de intestino e a importância do exame de colonoscopia, que é o responsável por encontrar os nódulos localizados no intestino. Para a Associação, a importância de participar destes eventos é buscar maior conhecimento para que assim as informações sejam mais qualificadas.  

 

O câncer de intestino é um dos 10 tipos mais comuns no Brasil e no IMG_20160830_105607975_HDR_editedmundo. segundo o Instituto Nacional do Câncer existem 1,2 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano. Nos homens brasileiros é o terceiro tipo mais recorrente, estando atrás de próstata e pulmão, mas em mulheres é o segundo, atrás somente do câncer de mama. Para o Instituto Oncoguia, uma das principais medidas do workshop é buscar conscientizar a população sobre a doença, seus fatores de risco e sintomas, além de promover acesso ao diagnóstico precoce.

 

Os primeiros sintomas do câncer de intestino delgado são dores no abdômen, perda de peso e fadiga, além de pequenas hemorragias. De qualquer forma é importante que homens e mulheres façam a colonoscopia a partir dos 50 anos de idade, a hereditariedade é um dos fatores que podem colocar a pessoa em fator de risco.

IMG_20160830_141057432_edited

Para saber mais sobre o câncer de intestino acesse o site do Instituto Oncoguia.

 

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC