You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

7° Encontro Recan Mulher debate formas de combate ao câncer em Santa Catarina

7° Encontro Recan Mulher debate formas de combate ao câncer em Santa Catarina

IMG_9650_edited

Voluntários e dirigentes de diferentes entidades de combate ao câncer em Santa Catarina uniram-se nos dias 22 e 23 de agosto em Florianópolis para trocar conhecimento e debater novas formas de combate ao câncer durante o 7° Encontro da Rede de Controle do Câncer na Mulher em Santa Catarina (Recan Mulher).

As entidades participantes compartilharam informações sobre suas práticas e planejaram estratégias para 2017.

A primeira tarde do evento foi voltada para a discussão sobre a situação atual do controle social no Brasil. A professora de Enfermagem Rosani Ramos Machado , da Universidade Federal de Santa Catarina, falou sobre a situação atual do controle social no Brasil. Quem estava presente discutiu diferentes opiniões e expôs a realidade dos seus municípios, como a falta de investimento na saúde e medicamentos.

De acordo com Rosani, o controle social é a capacidade que a sociedade organizada tem para intervir nas políticas públicas. “Quando sair uma nova portaria, é importante que a rede se una e discuta entre vocês, para aprenderem novos argumentos e conhecerem com o que trabalham.” Ainda foi exposto que, por meio do controle social, não é possível exercer uma democracia direta, mas acontece uma maior participação da sociedade nos âmbitos da lei. “Se estamos inseridos nos conselhos, essa é uma maneira de se estar inserido no meio democrático”, completa.

Um dos papéis determinantes da missão dos conselhos de saúde é IMG_9826_editedfiscalizar o que está sendo investido em saúde e acompanhar o monitoramento das políticas públicas no seu município, como citou Rosani.

O segundo dia foi dedicado ao planejamento de ação para 2017 e os resultados do monitoramento das políticas públicas em cada região. Foi apontado que em alguns municípios não estão sendo feitos diagnósticos pelo SUS, como ultrassom. Ao final do encontro foi desenvolvida uma dinâmica com fitas, onde foi passado entre os presentes interligando cada um, e dessa maneira criando uma rede, destacando a importância do trabalho em conjunto.

 

 

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC