You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

IX Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde acontece em Braço do Norte

IX Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde acontece em Braço do Norte

A AMUCC em parceira com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte realizou IX capacitação de Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

A Capacitação tem por objetivo levar informações sobre prevenção e/ou detecção precoce dos cânceres de mama, pulmão, intestino e pele para qualificar e padronizar as informações levadas às comunidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em linguagem simples.
Baseado em pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), ao serem capacitados, os ACSs e profissionais de saúde das UBSs, terão condições de traduzirem as demandas da comunidade permitindo assim identificar e atuar de forma efetiva para solução dos maiores problemas: estimular as pessoas a procurarem as UBSs regularmente e buscarem os resultados dos exames.

Foram capacitados 180 ACS do município de Braço do Norte e região: Gravatal, Grão Pará, São Ludgero, Armazém, Santa Rosa de lima, Rio Fortuna e São Martinho.

A AMUCC ao longo de seus 17 anos tem feito inúmeras campanhas de conscientização e informação, porém o câncer ainda tem muitos estigmas e as pessoas demoram a procurar ou não procuram os serviços de saúde por medo, vergonha ou por não acreditarem na cura. Com esse comportamento chegam tarde ao diagnóstico de muitos cânceres que poderiam ter sido curados se descoberto no início.

O propósito da AMUCC é salvar vidas ao reduzir a mortalidade por câncer e empoderar pacientes como indivíduos e ativista da causa, por meio de projetos transformadores. 

 Para reduzir o câncer,  é necessário que a população cada vez mais tenha informação de qualidade sobre esta doença, suas manifestações, e como prevení-la e combatê-la.  

Os portadores de câncer precisam ter acesso rápido e eficaz ao diagnóstico, obter exames de qualidade e tratamento imediato.  

É necessário também informá-los sobre ações de prevenção e mostrar os caminhos para obter tratamentos de qualidade, em qualquer nível e sempre. 

Os agentes comunitários de saúde são protagonistas fundamentais da nossa causa, porque ajudam a divulgar, junto à população, os cuidados e conhecimentos necessários, para que não se percam tantas vidas para o câncer.  

Para auxiliar os agentes no seu importante trabalho,   a AMUCC organiza capacitações com temas específicos com: tecnólogos, professores e doutores que trazem conhecimentos atualizados muito importantes para empoderar portadores e a população para que possam ter acesso com rapidez a serviços de qualidade. 

A IX capacitação abordou temas como câncer de mama e colo de útero, fatores de risco evitáveis, câncer de intestino e direitos dos portadores, finalizando com uma palestra motivacional de encerramento com o tema “quando a vida me chamou”, com objetivo primordial de jogar luz sobre o tema câncer que ainda está revestido de muitos mitos e estigmas e que precisa cada vez mais ser desmistificado.  

A estimativa mundial, realizada em 2012, pelo projeto Globocan/Iarc, apontou que, dos 14 milhões de casos novos estimados,
mais de 60% ocorreram em países em desenvolvimento sendo a segunda causa de morte, cerca de 190 mil por ano.

A estimativa para o Brasil, biênio 2018-2019, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer, destes 60% tem o diagnóstico já em estado avançado gerando um alto impacto econômico. O Controle depende de política
pública e envolvimento da sociedade.

Um terço dos casos de câncer são evitáveis, por isso é fundamental que o monitoramento da morbimortalidade por câncer incorpore-se na rotina da gestão da saúde de modo a tonar-se instrumento essencial para o estabelecimento de ações de prevenção e controle do câncer e de seus fatores de risco.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são o elo entre o serviço de saúde (profissionais de saúde) e a comunidade, em média realizam 08 visitas por dia na comunidade abrangida pela Unidade Básica de Saúde o qual trabalham.

CACs Braço do Norte 1

Leoni Margarida Simm, presidente da AMUCC – Palestra de abertura.

 

 

Bárbara Freitas, enfermeira - Palestra Câncer de mama e de colo de útero

Bárbara Freitas, enfermeira – Palestra Câncer de mama e de colo de útero.

 

 

 

 

 

 

 

Lucilene Assing, Engenheira agrônoma – Palestra Câncer – fatores de risco evitáveis. A experiência na agricultura familiar.

Emir Dacorégio, Médico gastroenterologista - Palestra Câncer de intestino.

Emir Dacorégio, Médico gastroenterologista – Palestra Câncer de intestino.

Ana Paula Guedes Werlang, Advogada - Palestra Direito dos pacientes.

Ana Paula Guedes Werlang, Advogada – Palestra Direito dos pacientes.

Silma Borges Terra, palestrante motivacional - Palestra Quando a vida me chamou.

Silma Borges Terra, palestrante motivacional – Palestra Quando a vida me chamou.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC