You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Pacientes recebem cirurgias de reconstrução mamária gratuita no Outubro Rosa

Pacientes recebem cirurgias de reconstrução mamária gratuita no Outubro Rosa

Iniciativas de profissionais da saúde e hospitais ajudam a reduzir a fila pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O mês de outubro, em que se realiza o Movimento Outubro Rosa, também é um momento especial para as mulheres que passaram pelo câncer de mama. Hospitais e profissionais da saúde unem-se no Mutirão de Reconstrução Mamária, uma promoção da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o apoio da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC).

Segundo a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, a reconstrução da mama faz parte do tratamento contra o câncer. “A mulher que tem a mama reconstruída experimenta uma melhora considerável em sua autoestima. Por isso defendemos que seja realizada pelo SUS. Para reduzir a fila, contamos com o apoio dessas iniciativas”, destaca Leoni.

A iniciativa faz parte do mutirão nacional, promovido pela SBPC em todo o país. Em Santa Catarina, as cirurgias serão realizadas de 22 a 29 de outubro, em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma e Blumenau, sob a coordenação do cirurgião plástico Evandro Parente. “O câncer de mama é o principal tipo de câncer que atinge as mulheres e a demanda por cirurgia é muito alta”, explica o médico.

Em Santa Catarina, cerca de 50 mulheres deverão ser operadas pelo Mutirão. Em Florianópolis, as cirurgias serão realizadas  em três hospitais da rede privada (Casa de Saúde, Hospital da Plástica e Hospital de Caridade), no Hospital Universitário da UFSC e no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon).

Pelo sexto ano consecutivo, o cirurgião plástico Henrique Müller faz parceria com a AMUCC e realiza cirurgias gratuitas com o apoio da Casa de Saúde São Sebastião (CSSS), anestesistas da Sianest e próteses doadas pela Allergan. Müller fará a reconstrução da mama em sete mulheres que esperam pela cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um direito e este procedimento também faz parte do tratamento, mas infelizmente é inacessível a muitas. A melhora na autoestima é vital nesses casos”, afirma Müller.

Um evento científico está programado para dia 21 de outubro, das 19h às 22h, no Hospital da Plástica, e deve reunir todos os profissionais envolvidos no Mutirão de Reconstrução Mamária para discutir as técnicas da cirurgia plástica e os casos clínicos que serão operados.

* Com informações do site: sbcp-sc.org.br.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC