You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Campanha Outubro Rosa AMUCC 2022

Campanha Outubro Rosa AMUCC 2022

Nessa edição, o lema da Campanha é “A Gente Se Cuida!”.

A programação, que vai até o dia 31 de outubro, prevê diversas atividades, tanto virtuais como presenciais, relativas à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, da qualidade dos exames e dos equipamentos, e principalmente sobre a necessidade de um diagnóstico rápido e de qualidade da doença. 

Promovida, em Florianópolis, pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), a Campanha do Outubro Rosa 2022 tem como lema “A Gente Se Cuida. Neste ano, quem assina novamente a arte da camiseta oficial do Outubro Rosa é o renomado artista plástico Luciano Martins. “O foco da Campanha é sobre a importância do cuidar-se e cuidar do outro, compreendendo o bem estar físico, emocional, espiritual e social”, destaca a coordenadora do Outubro Rosa em Florianópolis, Jurema Santos.

A programação inicia-se no dia 30 de setembro, com um evento de divulgação da Campanha do Outubro Rosa, no Mercado Público de Florianópolis. Já no dia 05 de outubro, será realizada uma ação de conscientização sobre a importância da campanha em frente ao Terminal Central (TICEN).

Pela segunda edição, e em parceria com a UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, uma das atividades programadas para este ano fica por conta do “DESAFIO UNACCAM+SAÚDE COM ELAS E POR ELAS NO OUTUBRO ROSA”, um desafio esportivo virtual com caminhada, corrida e ciclismo pela saúde de todas as pacientes de câncer de mama. 

O desafio tem como objetivo conscientizar a população da importância do exercício físico e de uma vida saudável para a qualidade de vida, além de engajar a família, amigos e pessoas na causa, trazendo o homem para mais perto da campanha pai, filho, amigos e marido a apoiar na disseminação da informação para todos. A Amucc será representada no desafio pela paciente Tielle Passos, que superou um câncer de mama.

As inscrições para o desafio já estão abertas até o dia 14 de outubro e a renda dos recursos advindos das inscrições, de parcerias e de patrocínios serão destinados para concluir odiagnóstico de pacientes com câncer de mama, através de exame de diagnóstico como a mamografia e mamotomia (biópsia) acelerando o processo SUS. Tendo em vista a dificuldade que temos para finalizar e atender pacientes pelo sistema.

Em parceria com a Amucc, durante todo o mês de outubro, o Floripa Shopping será ponto de coleta de lenços e produtos de higiene pessoal. Quem quiser participar dessa corrente do bem, tem até o dia 31 de outubro para fazer a sua doação. Todo o material arrecadado será distribuído para o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e para o Hospital Infantil.

Os lenços devem ter o tamanho ideal para cobrir toda a cabeça, além de estar em bom estado de uso. Ainda nas dependências do Floripa Shopping, no dia 24 de outubro, a partir das 19h30, será realizado o “Show Outubro Rosa”, com o Coral Vozes de Santa Catarina, sob a regência do Maestro Robson Medeiros Vicente.

Outra a iniciativa voltada para o resgate da autoestima das mulheres, será a doação de cabelo para o Banco de Perucas da Amucc. A ação, intitulada de “Você não sai da minha cabeça” será realizada através de parceria com salões de beleza da cidade e também diretamente na Amucc.  

Um dos destaques da programação é a tradicional ação de “Mutirão de Cirurgias de Reconstrução Mamarias”, que acontecem no dia 22 de outubro para mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer. O objetivo é chamar a atenção do poder público sobre a dificuldade de realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde, já que o mesmo faz parte do tratamento para o câncer de mama e é previsto em lei.

E, para finalizar as ações da campanha, no dia 31 de outubro, às 18h, acontece o encerramento oficial da campanha com a realização de uma Missa Solene e do Concerto do Coral Vozes de Santa Catarina, sob a regência do Maestro Robson Medeiros Vicente, na Catedral de Florianópolis.

Para quem deseja contribuir com a campanha, as camisetas no valor de R$ 40,00 estarão à venda nos seguintes pontos: no Mercado Público de Florianópolis e também na Loja Oficial do Outubro Rosa, localizada no Floripa Shopping.

Mais informações nas redes sociais da Amucc: Instagram @amuccfloripa e página do FacebookOutubro Rosa Florianópolis, ou ainda pelo telefone: (48) 3025 7185 (whatsapp).

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC