You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

X Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde discute o controle do câncer no SUS

X Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde discute o controle do câncer no SUS

X Capacitação reúne 290 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de 5 municípios da Grande Florianópolis.

10º CACs 20

A AMUCC realizou, no dia 16 de julho, a X Capacitação AMUCC para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Participaram 290 ACSs dos municípios de: Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas e Biguaçu.

Com este projeto, a AMUCC também busca sensibilizar e comprometer os gestores e atores da saúde pública dos municípios nas atividades e soluções sobre uma realidade que precisa mudar.

Em 2019, um dos principais temas do programa da Capacitação será o câncer de pulmão, abordando os fatores de risco modificáveis do câncer, com ênfase no tabagismo. Isso inclui informações sobre as maneiras de reduzir o risco de contrair a doença, como a modificação da exposição a fatores de risco, esclarecimento sobre os diversos tipos de câncer de pulmão, sinais e sintomas, diagnóstico precoce entre outras.

O câncer de pulmão está entre as doenças que sem dúvidas irão figurar como uma das enfermidades mais importantes e uma das fontes de estudo e pesquisa mais vastas na área médica no século XXI.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

No Brasil, a doença foi responsável por 26.498 mortes em 2015. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

10º CACs 1Na abertura, a Presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm,  afirmou que a linguagem utilizada para cada público é fundamental para que a informação levada tenha impacto real. Além disso, sabendo-se que a prevenção e controle, principalmente, dos cânceres mais incidentes, e seus fatores de risco são fundamentais para que possamos evitar que haja um crescimento epidêmico dessas doenças podendo trazer consequências drásticas para a qualidade de vida e sistema de saúde no país. A mesa de abertura contou ainda com a participação dos Secretários Municipais de Saúde e/ou seus representantes.

Nossos queridos palestrantes:

Dr. Sérgio Muller – Câncer de Colon e Reto

Dr. Sérgio Muller – Câncer de Colon e Reto

Dr. Ramon Tártari – Gerenciamento das Filas na Regulação do SUS em Santa Catarina

Dr. Ramon Tártari – Gerenciamento das Filas na Regulação do SUS em Santa Catarina

Dra. Kamile L. Dutra Horstmann – Saúde Bucal no Tratamento Oncológico

Dra. Kamile L. Dutra Horstmann – Saúde Bucal no Tratamento Oncológico

Dra. Ana Guilhermina Machado Reis – Cuidar de Quem Cuida.

Dra. Ana Guilhermina Machado Reis – Cuidar de Quem Cuida.

Dra. Carolina Dutra; Dr. Douglas Marcel Mendes Lopes e Dr. Camilo Fernandes - Apresentado o Painel Câncer de Pulmão, no qual foi abordado os temas: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento e,Tabagismo.

Dra. Carolina Dutra; Dr. Douglas Marcel Mendes Lopes e Dr. Camilo Fernandes – Apresentado o Painel Câncer de Pulmão, no qual foi abordado os temas: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento e,Tabagismo.

Enfermeira Fabrícia Martins Silva, da Secretaria Municipal de São José - a Experiência Exitosa da Secretaria: Oficina de Sensibilização: Estruturando a Pessoa Sobrepeso ou Obesa com a Parceria dos Agentes Comunitários de Saúde.

Enfermeira Fabrícia Martins Silva, da Secretaria Municipal de São José – a Experiência Exitosa da Secretaria: Oficina de Sensibilização: Estruturando a Pessoa Sobrepeso ou Obesa com a Parceria dos Agentes Comunitários de Saúde.

ACS Suzana Mendes Zimmermann, município da Palhoça - declamou uma poesia de sua autoria.

ACS Suzana Mendes Zimmermann, município da Palhoça – declamou uma poesia de sua autoria.

Saiba mais:

A AMUCC já realizou 9 capacitações de ACSs e 01 para profissionais da saúde. O projeto teve impacto aproximado em 480 mil (quatrocentos e oitenta mil) famílias, em torno de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) pessoas/mês, considerando que foram capacitados 2412 agentes comunitários nos últimos 7 anos e que cada agente visita 10 residências por dia, numa média de 3 pessoas por família, de acordo com os dados coletados em pesquisas durante o treinamento. Num mês com 20 dias úteis, um agente atinge 600 pessoas/mês.
Os 2412 agentes capacitados alcançaram 1.447.200 pessoas em um único mês.

Capacitar os Agentes Comunitários de Saúde é muito eficaz para traduzirem para a população a informação/mensagem que se pretende disseminar e para trazer à luz as demandas de saúde daquela comunidade.

As capacitações foram formatadas com conteúdos relevantes e didáticos, pois um dos grandes desafios é levar ao Agente Comunitário de Saúde informação de alto nível, atualizada e confiável, que possa ser traduzida em linguagem simples para a população.

A AMUCC faz parte do Movimento Nacional ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Nós Podemos Santa Catarina e assumiu o compromisso de contribuir para o cumprimento dos ODS.

Diante disso, o projeto que se enquadra no objetivo número 3: “Saúde e bem estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” com objetivo de reduzir mortes pelo câncer pretende construir parcerias e abranger todos estes públicos utilizando-se de tecnologias que a AMUCC vem executando ao longo dos últimos anos.

10º CACs 13 10º CACs 12 10º CACs 11 10º CACs 10

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC