You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Vozes que emocionam: coral marca programação do Outubro Rosa no Cepon, em Florianópolis

Vozes que emocionam: coral marca programação do Outubro Rosa no Cepon, em Florianópolis

Apresentação trouxe alegria para o ambulatório da unidade de tratamento contra o câncer

Regido pelo maestro Robson Medeiros Vicente, o Coral Vozes de Santa Catarina se apresentou na tarde de ontem, no ambulatório do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), em Florianópolis. O grupo de cantores alegrou e emocionou pacientes e colaboradores do hospital com sete canções que marcaram mais uma atividade da programação do Outubro Rosa, movimento que promove conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença.

Coral vozes de santa catarina

Para a diretora do Cepon, Maria Tereza Schoeller, é importante continuar sensibilizando as pessoas sobre a necessidade do diagnósico precoce. “No caso do câncer de mama, as mulheres já estão bem mobilizadas, fazem o autoexame e procuram atendimento. A maioria chega aqui nos estágios 1 e 2 [iniciais] da doença”, explica.

Mas o mesmo não costuma ocorrer em outros tipos de câncer, daí a importância da divulgação e, principalmente, da ampliação do acesso ao diagnóstico para todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Há muito diagnóstico tardio em casos de câncer de próstata, de pulmão e gastrointestinal e é aí que precisa melhorar e ampliar o diagnóstico”, afirma a diretora.

O Cepon é a a principal unidade em tratamento de câncer em Santa Catarina. Atualmente, conta com 100 leitos para apoio aos tratamentos, mas a maior parte é feita nos ambulatórios, onde são realizados cerca de 10 mil atendimentos por mês.

História de luta

Cada paciente, traz consigo uma história de luta, superação, dor, persistência, aceitação. A administradora de empresas Karina Dutra Gariglio, de 39 anos, convive com a doença há cinco anos. “Começou com um câncer no intestino, fiz cirurgia e tratamentos, mas seis meses depois apareceu no fígado”, conta Karina. Ela passou por três cirurgias naquele órgão, além da quimioterapia, mas o tumor voltou, alojando-se nos pulmões e no mediastino – espaço entre os pulmões, contra o qual ela faz tratamento quimioterápico atualmente.

Karina encara a doença como uma companheira, que a fez “ver a vida de forma diferente”. A paciente afirma que se sente cada vez melhor e que aprende todos os dias a conviver com a enfermidade e seus desafios. “O câncer mudou a forma como me conecto com a natureza, as pessoas, os animais. Acho que é essa noção de finitude que a gente sente na pele que nos faz dar mais valor à vida”, diz. Para quem está enfrentando a doença pela primeira vez, ela ensina: “Não se assuste, confie em si mesma porque o remédio está dentro da gente”.

pacientes

O Coral Vozes de Santa Catarina voltará a se apresentar no encerramento da Campanha Outubro Rosa deste ano, no dia 31 de outubro, às 18h15, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Veja a programação completa abaixo:

Agenda Outubro Rosa AMUCC 2018

  • 1 a 31/10
    – Iluminação de prédios e monumentos
    – Fila Zero: arrecadação de recursos para realização de exames para diagnóstico do câncer na mulher
    – 6º Ciclo de Palestras do Outubro Rosa nas empresas
  • 18/9 a 30/10
    – Ponto de informações e vendas de produtos AMUCC no Mercado Público, box 47
  • 1/10, 14h
    – Palestras Outubro Rosa na OAB Cidadã
    – Palestra sobre Câncer – Dádiva da Vida com Ana Lavratti
    – Direitos dos Pacientes Oncológicos com Ana Paula Werlang
    – Participação especial do Coral Engie Energia
  • 6/10 Cirurgias de Reconstrução Mamária na Casa de Saúde São Sebastião, com o doutor Henrique Müller
  • 7, 14 e 21/10
    – Outubro Rosa vai às Ruas: Floripa em Movimento (Grupo de voluntários com distribuição de material informativo e roda de conversa)
  • 4, 11, 18 e 25/10, às 12h30
    – XV com Arte – Apresentações musicais na Praça 15 de Novembro (Grupo de voluntários com distribuição de material informativo)
  • 23/10
    – Outubro Rosa na Vidal Ramos (Apresentações musicais, oficinas e ações de conscientização sobre câncer de mama)
  • 28/10, das 14h às 17h
    – Caminhada Rosa Beira-Mar Norte. Concentração: a partir das 14h no Koxixos. Percurso: Koxixos até o Trapiche.
  • 30/10
    – Jantar Amor e União Contra o Câncer no Lira Tenis Club, com atrações musicais e sorteio de brindes.
  • 31/10, 18h15
    – Missa de Ação de Graças e apresentação Coral Vozes de Santa Catarina, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC