You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer vai debater medicina integrativa

VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer vai debater medicina integrativa

Tendo como foco principal o controle do câncer associado à medicina integrativa, a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) promove o VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer entre os dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis (SC).

A AMUCC entende que existem mais abordagens que podem minimizar os problemas decorrentes dos tratamentos disponíveis hoje e que causam tanto sofrimento aos pacientes. O objetivo da terapia convencional é eliminar a doença, enquanto a medicina integrativa propõe uma parceria entre médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Nesta parceria, a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa.

Na palestra de abertura, na manhã do dia 27, o médico cirurgião Alberto Peribanez González abordará o tema “Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa”. González é autor do livro “Lugar de médico é na cozinha” e durante o evento vai lançar mais uma publicação: “Cirurgia Verde – conquiste a saúde pela alimentação à base de plantas”.

No período da tarde, será realizado o painel “Desmistificando a Medicina Integrativa”, com a participação de pacientes e profissionais de saúde e mediação do médico Rogério Rita (médico integrativo, intensivista, ortomolecular e terapeuta).

Já na terça-feira (28), entra em pauta os desafios dos cânceres digestivos com o  oncologista clínico Luiz Alberto da Silveira, também diretor da Oncologia na Clínica Florianópolis e autor de livros técnicos em oncologia e demais livros incluindo “O Sentido da Vida” e “Escolha Ser Feliz”.

Também terá destaque no evento um debate sobre o Novembro Azul, com o painel sobre câncer de próstata: “O que realmente dá para fazer para reduzir a mortalidade?, com a presença do médico Francisco Norberto M. da Silva, Coordenador Nacional de Saúde do Homem da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Brasília, e do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Santa Catarina, Rodrigo Moneratt.

Ainda para encerrar o evento, uma exposição de depoimentos de exemplos de vida e superação da doença, com destaque para o depoimento do centroavante do Botafogo (RJ), Roger Rodrigues, que recentemente passou por tratamento de câncer nos rins.

O público-alvo do evento são portadores de câncer, ex-pacientes, familiares, profissionais da saúde, voluntários, organizações da sociedade civil, conselhos profissionais que interagem com o portador de câncer, integrantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, Regionais de Saúde de Santa Catarina, estudantes da área da Saúde e do Direito, Imprensa e todos os interessados na discussão de temas relacionados ao controle do câncer.

Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

Mais informações pelo telefone (48) 3025 7185 ou pelo e-mail amucc@amucc.org.br.

Veja todos os temas que farão parte do encontro:

  • Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa;
  • Desmistificando a Medicina Integrativa: o que é oncologia integrativa e como integrá-la ao tratamento convencional;
  • Como tratar o câncer de maneira mais eficaz e menos tóxica;
  • Importância do Tratamento Multidisciplinar em Câncer de Cabeça e Pescoço. Painel elaborado e apresentado pela Associação Câncer Boca e Garganta (ACBG): o que deveríamos saber sobre o câncer de cabeça e pescoço;
  • Câncer do aparelho digestivo – Por que o Câncer Colorretal está crescendo tanto?;
  • Ambiente regulatório da Pesquisa Clínica: qual a importância da pesquisa clínica para o paciente? Papel da Pesquisa Clínica – onde precisamos avançar? A importância do controle social da pesquisa com seres humanos;
  • Câncer de mama – o que há de novo?;
  • Câncer de próstata – Novembro Azul: ações eficazes para reduzir a mortalidade;
  • “Direito de Tentar” e “Direito de Escolha” dos pacientes. Controvérsias sobre a Fosfoetanolamina.

Clique aqui e veja a programação completa.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC