You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Tragadas impulsionam a pneumonia

Tragadas impulsionam a pneumonia

Cigarros eletrônicos podem aumentar o número de bactérias causadoras da pneumonia, de acordo com estudo publicado na revista European Respiratory Journal. O estudo incluiu testes feitos em ratos e humanos e mostrou que o efeito do vapor — com ou sem nicotina — é similar ao causado pelos cigarros tradicionais e pela poluição.

Segundo os autores, esses dispositivos aumentam a produção da molécula Receptor do Fator de Ativação Plaquetário (PAFR, sigla em inglês), secretada pelas células que revestem as vias aéreas. A condição pode aumentar os ricos de pneumonia ou sepse, doenças causadas pelos pneumococos, porque esses micro-organismos usam a molécula para se prender às células das vias aéreas.

Nos testes, 17 voluntários fumaram o cigarro eletrônico por cinco minutos. Uma hora depois, os níveis de PAFR nas vias respiratórias deles tinha aumentado em até três vezes. “Algumas pessoas usam cigarros eletrônicos por achá-los mais seguros, mas esse estudo é mais uma evidência de que o vapor pode causar efeitos adversos à saúde”, ressaltou Jonathan Grigg, um dos estudiosos e pesquisador da Universidade Queen Mary de Londres.

Fonte: Correio Braziliense
Notícia publicada em: 08/02/2018
Autor: Sara Sane

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC