You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Projeto Laringe Eletrônica – primeira entrega ocorre no CEPON/SC

Projeto Laringe Eletrônica – primeira entrega ocorre no CEPON/SC

Profissionais de saúde, pacientes, familiares e colaboradores compareceram à abertura do projeto

Profissionais de saúde, pacientes, familiares e colaboradores compareceram à abertura do projeto

A primeira entrega das laringes eletrônicas do Projeto Laringe Eletrônica – Uma Voz possível ocorreu hoje (12/12) no Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina.

O projeto tem por objetivo dar uma voz aos sobreviventes de câncer de laringe. Os pacientes que foram submetidos a Laringectomia Total (extração da laringe), onde ficam as cordas vocais, tornam-se deficientes da fala permanentemente.

Viabilizado pelo PRONON, o projeto é desenvolvido pela AMUCC em parceria com a ACBG

Cerca de 50 pessoas prestigiaram a abertura do projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível, realizada no dia 12 de dezembro (2018), no CEPON, em Florianópolis. Durante o evento, foram doadas 11 das 350 laringes eletrônicas viabilizadas pelo PRONON. O projeto é desenvolvido pela AMUCC em parceria com a Rede+Voz. Iniciar o projeto já foi um grande acontecimento para a associação, pois oficializa uma conquista que deixa a associação mais próxima da missão de dar voz a quem não tem. Mas o evento foi ainda mais especial por ter acontecido durante o encontro do Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço (GAL), berço da ACBG.

Entre os presentes, estavam profissionais de saúde, pacientes, familiares e colaboradores.  A abertura contou com as fonoaudiólogas Drª. Elisa Vieira, Lauanda Santos (coordenadora do GAL) e Talita Vieira, integrantes do Serviço de Fonoaudiologia do CEPON. O cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Luiz Roberto Medina, a Terapeuta Ocupacional Lilian Martinho e as voluntárias da AVOC (Associação de Voluntários do CEPON) também prestigiaram a abertura do projeto.

Desde a entrega, a fonoaudióloga Lauanda acompanha o uso do aparelho junto dos pacientes. Sempre em contato com eles, ela contou que “todos estão muito felizes e satisfeitos com o presente”. “Como fonoaudióloga e acompanhando esses pacientes com tanta frequência, criamos laços e vínculos muito fortes.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC