You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Palestrantes motivam plateia falando sobre otimismo e qualidade de vida

Palestrantes motivam plateia falando sobre otimismo e qualidade de vida

Dulce Magalhães, Nise Yamaguchi e Tânia Mary Gomez mostraram como atitudes positivas contribuem no enfrentamento da doença

O V EBPC contou com vários momentos de motivação. Palestrantes chamaram a plateia a pensar em qualidade de vida e por que atitudes positivas são tão importantes no enfrentamento da doença.

Na abertura do evento, dia 13 de agosto, a filósofa, escritora e palestrante Dulce Magalhães falou sobre “A arte de viver bem”. De acordo com ela, a finalidade de uma dor é avisar que a vida necessita de uma mudança. “A morte não está ligada a dor ou doença, e sim a um processo da vida. Então como ser condenado a algo da própria natureza?”.

Ela demonstrou também como a meditação e o cultivo de hábitos saudáveis impactam positivamente na saúde e bem-estar, de forma geral. “Somos uma substância pensante, e modelamos o que somos com aquilo com que pensamos”. Com dinâmicas de grupo e muito humor, Dulce encerrou convidando a todos a “levar a vida para passear”.

Já no encerramento do V EBPC, dia 14, o tema foi humanização no tratamento do câncer, sexualidade e qualidade de vida. A presidente do Humsol, Tânia Mary Gomez, contou sua história pessoal no enfrentamento da doença e falou sobre as dificuldades em relação à sexualidade. Após, fez o público dançar.

Para fechar o evento, a diretora técnica do Instituto Avanços em Medicina, a médica Nise Yamaguchi, falou sobre humanização do tratamento. Segundo ela, ainda hoje os médicos conversam muito pouco com os pacientes sobre questões psicológicas. Destacou as mudanças corporais decorrentes dos tratamentos, bem como as alterações emocionais e os dilemas e mitos que cercam o assunto.

Ressaltou, ao final, a relação direta entre sentimentos positivos ou negativos e o estado físico: “somos as únicas criaturas da superfície da Terra capazes de transformar nossa biologia por meio do que pensamos e sentimos. Nossas células estão constantemente observando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles”.

Veja o conteúdo da palestra: Clique aqui

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC