You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Pacientes recebem cirurgias de reconstrução mamária gratuita  e participam de ensaio fotográfico

Pacientes recebem cirurgias de reconstrução mamária gratuita e participam de ensaio fotográfico

grazi_gandolfiSeis pacientes que farão a cirurgia de reconstrução mamária com o cirurgião plástico Henrique Müller, na Casa de Saúde São Sebastião, estão retratadas na exposição “Bela Guerreira”, no Floripa Shopping, e que podem ser vistas até o final de outubro. A iniciativa é da fotógrafa Grazi Gandolfi.

As mulheres foram selecionadas pelo Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (Gama) e membros da AMUCC.  A parceria entre a Casa de Saúde São Sebastião e estas entidades surgiu pela necessidade de conscientização da sociedade para a enorme fila de mulheres à espera da cirurgia. “Trata-se de um direito e este procedimento também faz parte do tratamento, mas infelizmente é inacessível a muitas. A melhora na autoestima é vital nesses casos”, afirma o cirurgião plástico Henrique Müller, médico que há seis anos realiza as cirurgias de reconstrução voluntariamente e é o idealizador do projeto.

Todos os custos hospitalares e médicos serão cobertos pela São Sebastião e pela equipe médica, com anestesistas da Sianest e próteses doadas pela Allergan. Segundo a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, a reconstrução mamária precisa ser entendida como parte do tratamento contra o câncer de mama, porém, o Sistema Único de Saúde (SUS) não garante esse direito a todas as mulheres.

Em junho de 2016, a fotógrafa Grazi Pandolfi perdeu a mãe, Margarete Farias Gandolfi, vítima de câncer colorretal. Grazi transformou a dor em inspiração e resolveu presentear as mulheres do mutirão de reconstrução mamária com belos ensaios fotográficos. “Minha mãe lutou bravamente desde 2012 e minha família, além de todo apoio, nunca deixou que ela perdesse a vontade de se arrumar e se sentir linda. Amo a fotografia e ela amava ser fotografada e se ver bela nas fotos que eu fazia”, recorda.

Segundo a fotógrafa, o objetivo é servir de inspiração para as mulheres que estão lutando contra o câncer, para que nunca se esqueçam de que são “belas guerreiras”.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC