You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

LANÇAMENTO DO NOVO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO DE MAMA SERÁ SEXTA-FEIRA

No próximo dia 25 acontece o lançamento de mais um mutirão de cirurgias de reconstrução de mamas em mulheres que por decorrência do câncer, tiveram uma ou ambas as mamas retiradas e, ou mutiladas.  O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Universitário (HU) e Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) e será realizado no HU às 9h30min.

Para que este mutirão fosse possível, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) destinou R$ 1,5 milhão de recursos de sua Emenda Parlamentar Individual.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.334 mulheres catarinenses fizeram a mastectomia entre os anos de 2014 e 2019, porém apenas 346 fizeram a cirurgia de reconstrução de mamas. Desta forma, a AMUCC irá realizar um chamamento para auxiliar na localização dessas mulheres, encaminhando a Secretaria, que vai incluí-las no Sistema de Regulação, as Secretarias Municipais de Saúde também ficam responsáveis para o encaminhamento das pacientes.

O Hospital Universitário é o primeiro a ser contratualizado para esse procedimento, mas a expectativa é que outras unidades hospitalares também possam realizar este procedimento, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é disponibilizar a cirurgia para as catarinenses que não puderam fazer a reconstrução das mamas após o câncer, mesmo as que não estão no Sistema de Regulação.

 Com base nos dados oficiais do Ministério da Saúde, ao fazermos um comparativo em nível Brasil, temos as seguintes informações:

dados cirurgias recosntrutoras mama

As mulheres que necessitam da cirurgia podem entrar em contato com a AMUCC pelo e-mail filazero@amucc.org.br ou telefone (048) 3025-7185 e preencher o cadastro:
Fila zero amucc PRE CADASTRO-

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC