You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Ministério da Saúde decide ofertar no SUS trastuzumabe para pacientes com câncer de mama metastático

Ministério da Saúde decide ofertar no SUS trastuzumabe para pacientes com câncer de mama metastático

Em seis meses, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve contar com a disponibilização do medicamento trastuzumabe para pacientes com câncer de mama metastático do subtipo HER2+. O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (03/08), através da Portaria nº 29 no Diário Oficial da União, sua decisão final favorável à incorporação do medicamento em primeira linha de tratamento para pacientes com esse perfil.

O trastuzumabe mudou a forma como o câncer de mama é tratado no mundo e figura na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais para combater o câncer criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), usada para orientar governos na decisão de oferta de medicamentos para a população. Esse medicamento já era ofertado desde 2012 no SUS, mas até agora apenas para pacientes com câncer de mama nos estágios iniciais ou localmente avançado.

Há mais de uma década não havia inclusão de novas drogas no SUS para pacientes com câncer de mama metastático, independente dos avanços significativos da medicina para controlar a progressão da doença. Antes da decisão, pacientes com câncer de mama no estágio mais avançado da doença que necessitavam desse tratamento e não contavam com convênios de saúde apenas obtinham acesso a ele por meios alternativos, como participação em estudos clínicos ou através da judicialização,exceto em casos em que os governos estaduais optavam por fornecer por sua iniciativa o tratamento à sua população.

Fonte: Femama
Notícia publicada em: 03/08/2017

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC