You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Leoni Margarida: Lição de Vida e Persistência

Leoni Margarida: Lição de Vida e Persistência

Por: Silvia Fabiana Lavigne
Junho de 2010
Leoni Margarida Simm, 55, atual presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer – AMUCC, é uma mulher de fibra, apaixonada pela vida e por sua família. Disposta e participativa, está sempre de mãos estendidas para ajudar os que estão a sua volta. Mas em 2001 sua vida passou por uma transformação. Com o diagnóstico positivo de câncer de mama, chorou muito e se preparou para partir. Nessa época havia muitos mitos e estigmas sobre a doença, era como receber a sentença de morte. Ao mesmo tempo estudou a doença, e, quanto mais se aprofundava, foi descobrindo que muitas pessoas sobrevivem, e decidiu ser uma delas.
Nesse momento teve a oportunidade de juntar-se ao grupo da Dra. Cacilda Furtado, que estava organizando a AMUCC junto com outras mulheres mastectomizadas. Já estava envolvida na causa quando a doença progrediu em 2003, com duas metástases nos dois pulmões e mais duas recidivas em 2005 e 2007/2008.
Diariamente aparecem artigos ligando o câncer a sentimentos dolorosos, pois alguns portadores da doença declaram terem estado deprimidos ou insatisfeitos com suas vidas, atribuindo uma personalidade específica a este tipo de paciente. Margarida acredita que é preciso mostrar que esta não é uma característica da pessoa com câncer e sim da condição humana. Essas teorias tentam colocar culpa no doente, fazendo parecer que a pessoa escolheu entre estar ou não com câncer, escolheu entre morrer e viver. “Trabalhamos com a missão de contribuir para o controle do câncer e desfazer mitos e estigmas, diminuindo o impacto desta doença, esse é o maior estímulo de trabalhar em prol dessa causa”, afirma Leoni.
“A doença faz parte da vida. O câncer por ser uma doença grave nos leva a compreender que a vida é finita. Ao compreender a dimensão dessa constatação fazemos mudanças e podemos optar em transformar essa experiência em uma oportunidade para evoluir como criaturas humanas”, resume Leoni Margarida. Que seja uma lição para todos nós. A AMUCC tem muita importância na vida dela. Acredita que é um lugar onde os voluntários podem exercitar sua cidadania e encontrar amigos para construírem juntos com alegria e acreditando que realmente podem fazer a diferença. As necessidades na área do câncer são muito grandes e a cada ação realizada na AMUCC é descoberta nova demanda.
Para Margarida, é importante que busquemos qualidade no que fizemos, e que a efetividade de nossas ações traga resultados reais para as pessoas que convivem com o câncer, seja em qualidade de vida ou em sobrevida.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC