You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Instituto Oncoguia lança serviço para desmistificar boatos sobre o câncer

Instituto Oncoguia lança serviço para desmistificar boatos sobre o câncer

O câncer é alvo frequente das chamadas “Fake News”, notícias falsas que circulam na internet sobre o tema. Para combater esse tipo de engano, o Instituto Oncoguia criou um serviço para ajudar internautas a discernir a verdade da mentira sobre a doença.

Segundo estudo recente publicado pela revista Meio & Mensagem, pelo menos 42% já compartilharam notícias falsas nas redes sociais. De acordo com levantamento realizado, apenas 39% têm o hábito de sempre checar a fonte da informação.

A partir do momento que um internauta ler uma notícia duvidosa sobre câncer, como informações sobre a cura da doença, atividades, produtos entre outros que geram câncer, por exemplo, poderão enviar a informação para os canais do Instituto Oncoguia, no Facebook, Whatsapp, e-mail ou Ligue Câncer (0800 773 1666). O intuito é que o Whatsapp seja o método mais utilizado por conta da agilidade da informação da internet, em competição com a iniciativa. A previsão do Instituto é que o retorno sobre a veracidade da informação seja dado em até 48h. O site do Instituto já possui o serviço para tirar dúvidas frequentes e até conversar sobre o tema, porém após estudo, concluíram que o meio mais acessado dessa área era por celular. Isso motivou a iniciativa para agilizar ainda mais o processo e diminuir o tempo para notícias falsas serem publicadas por mais pessoas.

O Instituto, em paralelo, lança a campanha para a confirmação desses dados, a fim de estimular a desmistificação da doença e a publicação de informações verídicas. Se estas forem confirmadas como verdadeiras, o usuário poderá compartilhá-la utilizando a hashtag #oncoguiaconfirma. Se a informação estiver errada, ele pode repassar informando que se trata de uma mentira.

Segundo a presidente o Instituto, Luciana Holtz, as pessoas precisam ser multiplicadoras de uma informação correta. “O toque é que queremos dar com a iniciativa, é q as pessoas sejam multiplicadores de notícia de qualidade, através dessa pesquisa antes de passar isso para frente”, afirma. Ela ainda ressalta que o câncer ainda sofre muito com preconceito e gera verdadeiro pavor na população. “O câncer ainda é uma doença assustadora. Precisamos evitar esses boatos a qualquer preço”, conclui.

Fonte: DCI
Notícia publicada em: 02/05/2017
Autor: Indefinido

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC