You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Entidades planejam ações de prevenção do câncer de próstata

Entidades planejam ações de prevenção do câncer de próstata

jurema_cartazA conscientização da população masculina sobre os riscos do câncer de próstata foi tema de reunião promovida pela Oncoguia dia 22 de julho, em São Paulo. A secretária da AMUCC, Jurema dos Santos, participou do evento, juntamente com outras entidades do terceiro setor.

O objetivo da reunião foi promover estratégias de conscientização sobre o exame de toque e da importância de quebrar os mitos e tabus em torno do exame. A abertura do evento ficou com a presidente da Oncoguia, Luciana Holtz, além da presença dos palestrantes, o médico Rafael Kaliks e Lycia Neumann, da Oncoguia.

O cartaz montado na Jornada dos Pacientes com Câncer de Próstata ajudou a exemplificar o tema do evento. Por meio de relatos de pacientes, o cartaz apresentou os cinco estágios do câncer de próstata: prevenção, sintomas, diagnóstico, tratamento e relacionamentos.

As entidades presentes, entre elas Cascavel Rosa (PR), Humson (PR), Naspec (BA), concluíram que é necessário conscientizar a sociedade com informações qualificadas e ações contínuas, que não aconteçam somente no mês de novembro. Entre as ações também foi sugerido que as organizações que participaram da reunião entrassem para o Movimento Latino-Americano de Câncer de Próstata (MOLAP), sendo que a AMUCC entrou com o pedido para participar da plataforma digital.

equipe_cartazPara o mês de conscientização foi proposto que as entidades se unam para planejar ações para o Novembro Azul, com o objetivo de promover o empoderamento dos pacientes diagnosticados com câncer e aumentar a mobilização pela prevenção do câncer de próstata em homens ainda não diagnosticados.

O câncer

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Brasil deve registar mais de 60 mil casos de câncer nos próximos anos, com mais de 13 mil mortes decorrentes da doença. Aproximadamente 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O diagnóstico precoce é determinante para a cura, por isso homens com idade entre 40 e 50 anos devem procurar um urologista para a detecção e prevenção do câncer.

Saiba mais sobre o câncer de próstata:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao+

https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-prostata

http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/cancer-de-prostata

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC