You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Conhecer Mulher

Conhecer Mulher

Resumo Executivo

A AMUCC, por meio do Projeto Conhecer Mulher, formou parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis – SMS e a empresa I2 Comunicação para levar informações sobre o câncer de mama à mulheres em situação de vulnerabilidade social e com baixa escolaridade (analfabetas, analfabetas funcionais e primeiro grau incompleto) em duas comunidades do Município de Florianópolis.

O estudo realizado nas duas comunidades selecionadas de Florianópolis (Monte Serrat e Prainha) comparou a participação popular na construção e distribuição de material informativo.

A comunidade da Prainha não participou da pesquisa nem da construção da campanha, enquanto que a do Monte Serrat, por meio de um grupo de mulheres representativo da comunidade, participou de três grupos focais, do lançamento da campanha e da distribuição do material.

Com base na conversa com estas mulheres, as informações foram levadas para as duas comunidades por meio de uma campanha, cujo slogan “Câncer de Mama tem Cura”, flyer informativo, busdoor, outdoor, empena, painel eletrônico, infoTV, televisão, rádio e jornais, incluindo o depoimento de sobreviventes do câncer de mama.

Cumprindo os objetivos do Projeto, observou-se que nas duas comunidades ocorreu uma tendência crescente no número de mamografias realizadas no período de agosto, setembro e outubro nos anos de 2011 e 2012. A comunidade do Monte Serrat aumentou 18,51% em 2011 e 63,40% em 2012, enquanto que a da Prainha manteve um aumento médio de 67,7%. Em relação as consultas médicas, a comunidade do Monte Serrat aumentou de 11% para 33% e a da Prainha teve uma queda, 10% para -11%.

Depreende-se com isto, que a participação popular é decisiva para a construção e melhor adesão em campanhas informativas sobre o câncer de mama, provocando uma atitude imediata por parte da mulher em relação a sua própria saúde.

Apoio:

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC