You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Chris Granato de Macedo Mena Barreto

Chris Granato de Macedo Mena Barreto

Meu nome é Chris, tenho 32 anos, sou casada e tenho uma filha de 3 anos. No final do ano passado (2012) estávamos nos preparando para nossa viagem de natal e ano novo quando, ao fazer o auto exame, percebi um nódulo na minha mama esquerda. Como minha mãe já teve ca de mama, dois dias depois fui no mastologista e no dia seguinte tive o diagnóstico. Era 21 de Dezembro de 2012, o dia em que diziam que o mundo acabaria; pois bem, o meu mundo acabou. Pelo menos o mundo que eu conhecia até então. Posso lhes garantir: foi o pior dia da minha vida! Acredito que assim como eu, quem recebe um diagnóstico de câncer perde o chão, fica sem rumo, sem saber o que pensar, fazer ou sentir. A única certeza que eu tinha era de que eu não ia morrer, pelo menos não por causa desta doença e não agora!
Logo após o choque da notícia (eu já estava em estágio avançado da doença, por se tratar de um tipo de câncer muito agressivo) eu compreendi o que Deus esperava de mim.
Estou em tratamento desde então, ainda não fiz a cirurgia pois, como disse antes, o meu câncer (isso mesmo, MEU, porque cada pessoa lida com esta doença de formas diferentes, assim como ele reage de diversas maneiras) é muito agressivo e mesmo fazendo acompanhamento médico anualmente desde os 25 anos, quando descobri o nódulo na mama, já estava com metástase no sistema linfático e durante o tratamento tive recidiva da doença com metástase no pulmão.
Posso afirmar uma coisa: não existe regra para o câncer, não existe padrão ou razão para ele aparecer. Como escreveu a presidente desta associação, Se você agir assim ou assado você vai ter câncer, Se você fizer isso ou aquilo você não vai ter câncer, pois bem: Sou jovem, faço ultrassom de mama todos os anos desde os 25 anos, amamentei minha filha até os 7 meses de vida dela, sou o tipo de pessoa que sempre viu o lado bom das coisas, a primeira a topar qualquer programa, a mais animada, a que nunca se estressava por nada. Sempre tentei rir de todas as situações, aprender algo de bom, mesmo com as tragédias. E mesmo assim tive câncer, e não qualquer câncer, se é que podemos dizer isso, mas O Câncer.
E garanto mais uma coisa para quem está passando por uma situação parecida com a minha: é difícil, muuuito difícil, mas não impossível. Não achem que vão morrer porque vocês não vão. Bom, morrer todos(as) vamos um dia né? Mas não por causa da doença. E, caso ocorra o pior, não desanimem, pois Deus sabe o que está fazendo. Eu o chamo de Deus, mas Ele pode ter vários nomes, não importa como você O chame, o que importa é a gente acreditar nos planos Dele.
E mais uma coisa: se no final as coisas não saírem do jeito que eu pretendia, pelo menos terei a certeza que fiz tudo que estava ao meu alcance para que desse certo,lutei até o fim, se não deu foi porque tinha que ser assim.
Parece meio clichê isso que acabei de escrever mas é a realidade.
Gostaria de terminar meu depoimento dizendo para todos os homens e mulheres que assim como eu foram diagnosticados com câncer; desde o grau mais leve até o mais avançado: avida é linda e curta demais para perdermos tempo com sofrimento. Vamos tratar de sermos felizes, quem sabe assim esses bichinhos dentro da gente não resolvem ir embora e nos deixar em paz?!!!!
Um grande abraço
Chris

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC