You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Capacitação de agentes de saúde marca lançamento do Outubro Rosa 2016

Capacitação de agentes de saúde marca lançamento do Outubro Rosa 2016


IMG_0837 (1)_editedPara iniciar o Movimento Outubro Rosa deste ano a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) reuniu, no dia 22 de setembro, no CentroSul, 400 agentes comunitários de saúde para debater formas de atendimento aos portadores de câncer. O tema deste ano e da camiseta é “Temos Pressa, o Câncer Não Espera”, com a imagem símbolo da campanha, criada pelo artista plástico Luciano Martins.

 

“O tema do Outubro Rosa 2016 vem para lembrar que o câncer de mama não irá esperar pela próxima consulta, pelo dia livre na agenda, pela fila do atendimento nas unidades de saúde. É de extrema importância o evento de hoje para que a mensagem do Outubro Rosa deste ano seja lançada,” destacou a coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Jurema Ramos dos Santos. O foco será lembrar que o diagnóstico precoce é importante para a detecção e cura do câncer de mama.

A capacitação trouxe outros destaques como as palestras sobre câncer de próstata, ginecológicos, de pele, tratamentos e violência contra a mulher. Estiveram presentes agentes comunitários de saúde dos municípios de Biguaçu, Florianópolis, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São Pedro de Alcântara e Tijucas. Todos os agentes presentes e também os palestrantes convidados receberam a camiseta da nova campanha Outubro Rosa.

IMG_1071_edited

O médico e urologista Aguinel José Bastian Junior mostrou dados sobre o câncer de próstata em Santa Catarina, um dos estados com maior incidência do câncer no Brasil. Em 2014 foram mais de 2,2 mil novos casos registrados e a cada quatro horas surge um homem com câncer de próstata no estado. Segundo o médico, é importante que os homens façam o exame de próstata a partir 45 anos, pois este câncer não apresenta sintomas antes da doença atingir um estágio avançado. Ao final da palestra, lembrou aos agentes que qualquer médico está habilitado para fazer o exame de toque-retal nas unidades de saúde.

 

A médica oncologista Aline da Rocha Lino trouxe a importância de se proteger do sol em momentos de atendimento dos agentes comunitários de saúde. “Vocês que estão nas ruas e fazem os atendimentos precisam se proteger da radiação solar”. Sugeriu a utilização de chapéu, blusas de manga longa e principalmente o uso do filtro solar. Além disso, mostrou diferenças entre as pintas normais do nosso corpo e aquelas com indicativo de câncer de pele.

 

IMG_0836_edited

O sociólogo e agente da polícia civil, Gabriel Paixão, trouxe para o dia de capacitação uma palestra sobre como lidar com casos de violência doméstica e fazer denúncias nos centros e departamentos de polícia. Enfatizou que a culpa nos casos de violência doméstica nunca é da mulher. “Esse é um pensamento machista que é repercutido em nossa sociedade continuamente, a certeza de que a mulher sempre é a culpada, ou que ela merecia apanhar. Ninguém nasceu para ser violentado, ninguém gosta de apanhar”, completa. Casos de ameaças são os mais registrados em delegacias da mulher de Santa Catarina. Um dos pontos abordados foi a importância de uma rede de contatos entre delegacias de todo o estado para que o atendimento possa ser mais efetivo.

Ao final da capacitação os momentos foram divididos entre o ginecologista e obstetra Renato Polli e a farmacêutica e diretora da AMUCC Simone Marilene de Souza. O obstetra abordou as doenças ginecológicas e sua forma de prevenção na mulher. De forma prática, falou sobre o colo de útero e também o câncer na vulva com o aparecimento de verrugas nas áreas que já estão afetadas pelo câncer. Sobre tratamento, Simone abordou as práticas que estão em vigor e as novidades em medicamentos para tratamento do câncer, como os remédios biológicos.

IMG_1122_edited

Encerrando o evento, a jornalista e coach Laine Valgas, acompanhada de seu marido Affonso Kulevicz, mestre em ciência do movimento, falaram sobre a importância de cuidar de quem precisa. Com um gás de ânimo depois de um dia de palestras, Laine Valgas pediu para que todos os dias, cada um dos presentes aprendam a ter a autoconfiança necessária em si mesmos para seguir por mais um dia. “Vocês que precisam disso pois vocês é que estão todos os dias se doando um pouco mais para cada uma das pessoas que vocês atendem”, destacou.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC