You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Capacitação da AMUCC reúne 353 agentes de saúde na Alesc

Capacitação da AMUCC reúne 353 agentes de saúde na Alesc

capa_capacitacaoA AMUCC realizou mais uma capacitação para agentes de saúde dos municípios da Grande Florianópolis. Participaram 353 agentes dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas e Santo Amaro da Imperatriz dia 10 de junho, na Alesc.

O tema do encontro foram os cânceres ginecológicos, especialmente o colo de útero. Os palestrantes abordaram temas como rastreamento e controle, população alvo das campanhas de rastreamento precoce, busca ativa, orientação e informação e formas de abordagem da população, tanto no convencimento para realização de exames quanto na apresentação de resultados.  A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) também foi tema de debate.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.  Se descoberto inicialmente, quando a doença ainda é assintomática, o tratamento é mais simples e com grandes chances de sucesso. Por isso, a detecção precoce por meio de exames (papanicolau) é tão importante.

capacitacao-2A coordenadora do Movimento Outubro Rosa e diretora voluntária da AMUCC, Jurema Ramos dos Santos, explica que o tema foi escolhido para a capacitação pela alta resistência das mulheres em realizar exames, seja por falta de informação ou medo. “Acreditamos que os agentes de saúde são fundamentais para revertermos essa realidade, pela proximidade que eles têm da população”, acrescenta.

A presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Aglaê Nazário de Oliveira, parabenizou a AMUCC pela iniciativa e falou da importância de multiplicar a capacitação para nível nacional.

As capacitações de agentes de saúde têm apoio das secretarias municipais de Saúde da Grande Florianópolis, da RFCC e da Alesc, por meio da Comissão de Saúde.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Clique aqui e veja a matéria da Agência Alesc sobre a capacitação.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC