You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Campanha Setembro Verde traz alertas de saúde pública para Santa Catarina

Campanha Setembro Verde traz alertas de saúde pública para Santa Catarina

O mês alerta para a necessidade da prevenção do câncer de intestino, um dos cânceres que mais mata no Brasil.

O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro entre os homens.

O Setembro Verde promove ações por várias cidades catarinenses. Na capital, entre os dias 14 a 16 de setembro, será realizada a exposição de um Intestino Gigante no Floripa Shopping, localizado na SC-401. A réplica inflável, de 13 metros de comprimento, vinda de São Paulo especialmente para a campanha, permite a população observar o interior de um intestino e entender como as doenças se instalam.

A visitação ao Intestino Gigante é gratuita e será guiada por médicos voluntários, estudantes de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, e do Hospital Universitário (HU) da UFSC. No dia 14, Alunos de escolas públicas e particulares visitarão o Intestino Gigante e terão a oportunidade de ter uma experiência ímpar de circular no interior de um intestino e conhecer as principais doenças que ocorrem naquele órgão do corpo humano.

Outra ação realizada pela campanha será o Mutirão de Colonoscopia, que ocorrerá no Hospital Universitário da UFSC, no dia 29 de setembro.

Cerca de 20 médicos voluntários realizarão exames em pacientes que estão na fila SUS.

A colonoscopia é o exame que investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos e outras doenças. É recomendada para homens e mulheres acima de 50 anos assintomáticos, ou antes desta idade, para pessoas com história familiar de câncer de intestino, pólipos ou outras enfermidades.

Em 2017, foram realizados 52 exames em homens e mulheres, sendo que 31 destes fizeram a colonoscopia pela primeira vez. Duas pessoas foram diagnosticadas com câncer e 49 pólipos foram detectados e retirados durante o exame.

O câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando o pólipo é descoberto precocemente.

 Entre as ações que marcam a Campanha Setembro Verde, pontos turísticos e históricos de diversas cidades do estado serão iluminados com luzes na cor verde, lembrando aos catarinenses a importância da prevenção do Câncer de intestino.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de Oncologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Medicina Nuclear, empresas de materiais de endoscopia, Hospital Universitário (HU), além de profissionais e estudantes da área da saúde.

 Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

Serviço:

 O quê: Exposição Intestino Gigante

Quando: 14 a 16 de setembro

Onde: Floripa Shopping, SC-401 / Florianópolis– SC

Entrada: Gratuita

Horário: 14 e 15/09: 10h às 22h / 16/09: 14h às 20h

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC