You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Campanha Setembro Verde alerta catarinenses sobre a alta incidência do Câncer Colorretal e a importância da prevenção e do rápido diagnóstico

Campanha Setembro Verde alerta catarinenses sobre a alta incidência do Câncer Colorretal e a importância da prevenção e do rápido diagnóstico

setembro-verde2

A Sociedade Catarinense de Coloproctologia, o capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e várias clínicas médicas de Florianópolis estão engajadas na campanha, cujo o principal objetivo é informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de intestino e reto (câncer colorretal – CCR), e de um estilo de vida saudável. A maior incidência do câncer de cólon e reto na região Sul se deve ao fato de o modo de vida nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina ser mais semelhante ao de países desenvolvidos, em que há uma elevada prevalência de excesso de peso e obesidade, inatividade física, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica e consumo de carnes processadas (salsicha, presunto, linguiça etc).

“A grande incidência do CCR no Brasil é preocupante. Estudos divulgados recentemente mostraram que este tipo de tumor tem aumentado inclusive entre pacientes jovens, menores de 55 anos, devido ao aumento dos casos de obesidade e dieta pobre em frutas e verduras”, alertou a médica Maria Cecília Araújo, especialista em Cancerologia Clínica e membro do corpo clínico de Oncologistas do CEPON e da Viver Clínica Médica, em Florianópolis.

Este câncer pode ser evitado em 90% dos casos, mas, com o passar dos anos, faz cada vez mais vítimas no Brasil. Pensando nisso, a campanha Setembro Verde promove durante todo o mês de setembro uma série de ações em 12 municípios de Santa Catariana: Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Indaial, Criciúma, Florianópolis, São José, Palhoça, Tubarão, Lages e Joaçaba. “Queremos incentivar a adoção de uma alimentação saudável para que possamos contribuir com a redução do risco do CCR”, explicou Elisa Treptow Marques, Presidente da Sociedade Catarinense de Coloproctologia.

Entre as ações confirmadas para Grande Florianópolis está a organização de um mutirão para a realização de 50 exames de colonoscopia, no dia 30 de setembro, no Hospital Universitário. Na ocasião, pacientes do SUS, acima de 60 anos e que já estão agendados, serão atendidos por médicos voluntários. Também haverá a exposição de um intestino gigante no Continente Park Shopping, nos dias 15, 16 e 17, onde profissionais da saúde guiarão os visitantes em um passeio pelo seu interior, uma réplica que permite à população observar detalhes do próprio corpo.

“A mensagem que queremos passar neste mês, e que esperamos que se propague e prevaleça em todos os meses do ano, é de que a prevenção é sempre o melhor remédio, e que ter um estilo de vida saudável faz toda a diferença”, conclui Amilton Carniel Guimarães, Presidente Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SC.

Mais informações no site oficial da campanha em campanhasetembroverde.com.br.

setembro-verde

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC