You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Caminhada Outubro Rosa chama atenção para necessidade de diagnóstico rápido do câncer

Caminhada Outubro Rosa chama atenção para necessidade de diagnóstico rápido do câncer

Evento reuniu diversas entidades femininas de combate ao câncer de mama

Mais de 400 pessoas participaram da caminhada do Outubro Rosa entre o Koxixo’s e o trapiche da avenida Beira-Mar Norte neste domingo (21). Organizada pela Amucc (Amor e União Contra o Câncer), a iniciativa teve como objetivo despertar a consciência das mulheres para a necessidade de um diagnóstico rápido do câncer de mama, fator que pode garantir a cura da doença.

Caminhada Outubro Rosa ND

A caminhada é uma das principais atividades do Outubro Rosa que este ano tem o slogan “Vencer o câncer, eu apoio essa luta”. Presidente da Amucc, Leoni Margarida Simm destacou a necessidade do rápido diagnóstico no combate à doença. “Nosso maior problema é o gargalo no diagnóstico. A mulher tem uma suspeita e fica esperando um ano ou mais para ter o diagnóstico. Ela perde essa chance de cura”, explicou Leoni, ao acrescentar que 95% dos casos podem ser curados quando o câncer é diagnosticado em fase inicial.

Segundo Leoni, a caminhada do Outubro Rosa tem dois objetivos claros. “É um protesto para melhoria das políticas públicas e um convite para a mulher cuidar mais de si mesma”, relatou. A concentração da Caminhada começou no início da tarde com diversas atividades, como aula de zumba e apresentação dos artistas Ronaldy Lemos, Duda Went, Fernanda Tholl e DJ Junior.

Outras entidades femininas como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Gama, Grupo Mulheres do Brasil, Naninhas do Bem, Associação Amigos Cleia Beduschi, Vozes de Santa Catarina, Associação dos Voluntários do Cepon, Fraternidade Flor de Liz e Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato Funcional também participaram da caminhada.

Voluntária do projeto Naninhas do Bem, Marisangela Azevedo Borges, reconhece a importância da caminhada e de outras atividades do Outubro Rosa como forma de despertar a consciência das pessoas sobre a doença, que não afeta só as mulheres, mas toda a família.

“A gente abraça essa causa, porque de forma indireta ou direta faz parte do nosso trabalho também”, conta Marisangela, que produz ao lado de outras mulheres voluntárias travesseiros de tecido que são doados para pacientes em internação hospitalar. A campanha Outubro Rosa segue com diversas atividades em Florianópolis até o final do mês.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

Quarta-feira (24)

10h às 22h: Renda do estacionamento do Shopping Iguatemi será revertida para a Amucc

19h às 23h: Carbone Pizzeria destina 10% do faturamento do dia como doação para a Amucc.

Quinta-feira (25)

20h: Espaço Rosa Shopping Iguatemi – Palestra e bate-papo com a médica Maria Luiza Nagel

Sexta-feira (26)

19h: Espaço Rosa Shopping Iguatemi – Talkshow com mulheres que passaram ou estão passando pelo câncer

Sábado (27)

16h: Espaço Rosa Shopping Iguatemi – Oficina de Lenços

Domingo (30)

20h: Lira Tênis Clube – 1º Risoto Solidário da Amucc, para marcar o encerramento das ações do Outubro Rosa 2018 e os 18 anos da instituição. Durante o jantar haverá sorteio de brindes, desfile de moda, apresentações de dança e dos corais Engie Energia e Encanto. Os convites no valor de R$ 80 estão à venda no Lira, na Amucc e com voluntários autorizados.

Segunda-feira (31)

18h15min: Catedral Metropolitana – Missa de ação de graças e apresentação do coral Vozes de Santa Catarina.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC