You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Arquivado MS impetrado contra lei que autorizou uso da “pílula do câncer”

Arquivado MS impetrado contra lei que autorizou uso da “pílula do câncer”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, determinou o arquivamento do Mandado de Segurança (MS) 34145, solicitado pela Associação Médica Brasileira (AMB). O objetivo do Mandado é barrar a Lei 13.269/2016 que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”, por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.

O relator apontou que o MS não pode ser conhecido, pois viola a Súmula 266 do STF “Não cabe mandado de segurança contra lei em tese”. Destacou que o Mandado de Segurança só deve ser utilizado sobre os atos destinados a dar aplicação concreta ao que estiver nas leis ou na constituição.

“Esse entendimento doutrinário expressa a própria jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que sempre vem enfatizando que não são impugnáveis, em sede mandamental, aqueles atos estatais cujo conteúdo veicule prescrições disciplinadoras.”disse o ministro Celso de Mello.

O ministro ainda frisou que a própria AMB propôs a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5501, relatada pelo ministro Marco Aurélio, na qual questiona a Lei 13.269/2016, “em clara atestação de que o diploma legislativo em referência qualifica-se como típico ato em tese, cujo teor – embora comportando a possibilidade de controle normativo abstrato – não admite possa ser ele impugnado na via do mandado de segurança”.

Alegações

No MS 34145, a Associação Brasileira de Médicos argumenta que há um amplo desconhecimento sobre a eficácia e os efeitos colaterais da fosfoetanolamina sintética em humanos. Segundo eles a lei é incompatível com direitos constitucionais fundamentais, como o direito à saúde (artigos 6º e 196), o direito à segurança e à vida (artigo 5º, caput), bem como o desrespeito ao princípio da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III).

De acordo com a entidade, a substância teria sido testada unicamente em camundongos e surtido reação positiva no combate ao câncer melanoma nesse tipo de animal. Além disso, a fosfoetanolamina sintética não passou pelos testes clínicos, em seres humanos, realizados nos termos da Lei 6.360/1976, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não concedeu o registro ao medicamento.

Para a AMB, a permissão de uso de um medicamento cuja toxidade ao organismo humano é desconhecida caracteriza risco grave à vida e integridade física dos pacientes, direitos garantidos pelo caput do artigo 5º da Constituição Federal.

– Leia a íntegra da decisão.

* Texto publicado no portal www.stf.jus.br.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC