AMUCC

AMUCC

Histórico da AMUCC

A AMUCC surgiu no ano de 2000, intitulada de Associação da Mulher Catarinense portadora de Câncer, com a organização de um grupo de mulheres, que em sua maioria tiveram o diagnóstico de câncer de mama e preocupadas com a situação de outras mulheres na mesma situação. Na medida em que a Associação se tornou conhecida, portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela Entidade.

logo-antiga-amucc1

Logomarca AMUCC – 2000

logo-antiga-amucc2

Logomarca AMUCC – 2004

Em 2004, sentiu a necessidade de adequar-se ao novo Código Civil Brasileiro e decorrente desta busca, optou pela mudança do nome para Associação Brasileira de Portadores de Câncer, mantendo a marca AMUCC, que já era de domínio público. Assim, o foco da Associação deixou de ser a mulher mastectomizada e passou a ser o portador de câncer.

Em 2005, a AMUCC, foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público por sua ação na garantia dos direitos do portador de câncer e nas políticas públicas.

Desde o início de suas atividades, a AMUCC dedicou-se à garantia dos direitos dos portadores de câncer, promovendo assessoria jurídica gratuita aos seus associados portadores de câncer. Os direitos dos portadores de câncer, garantidos na Constituição, foram reconhecidos, na sua maioria, após um grande trabalho.

Durante esse trabalho, a AMUCC foi percebendo a situação dos portadores de câncer no Estado, e sentiu a necessidade de participar da luta pela construção de novas políticas públicas e melhoria das existentes. Para isto, desenvolve projetos educativos na área de prevenção e detecção precoce do câncer, em parceria com outras organizações, e promove campanhas e palestras para público leigo e profissionais de saúde e áreas afins. Atualmente, conta com mais de 860 associados, voluntários, mantenedores e parceiros.

A partir do ano de 2010, as ações da AMUCC tem se pautado na atenção ao portador de câncer e ao controle do câncer. A história pregressa da Associação demonstra que o caminho escolhido é assertivo, com o reconhecimento da sociedade pela luta empreendida.

logo-antiga-amucc3

Logomarca AMUCC – 2011

logo-antiga-amucc4

Logomarca AMUCC – 2013

Desde então as ações tem-se voltado para o Advocacy, concentrando-se principalmente em:

  • Desfazer mitos e estigmas sobre o câncer;
  • Garantir o acesso do paciente ao SUS (detecção precoce, diagnóstico e tratamento e cuidados paliativos) por meio de um sistema com porta de entrada definida, transparente e público;
  • Garantir tempestividade (no tempo certo) ao diagnóstico e tratamento;
  • Garantir que os direitos dos portadores de câncer sejam cumpridos;
  • Garantir o acesso a novas tecnologias (exames, medicamentos e procedimentos), com vistas à maior sobrevida livre de doença, qualidade de vida e, conseqüentemente, redução de custos para o Sistema;
  • Garantir ao paciente o acesso à informação.
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien