You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC realiza capacitação para 376 agentes comunitários de Saúde

AMUCC realiza capacitação para 376 agentes comunitários de Saúde

VII Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, realizada em 22/09/2017 no Auditório Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina contou com a participação de 376 agentes comunitários de saúde (ACS) de 7 municípios da Grande Florianópolis – Biguaçú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José e Tijucas.

Desde 2009, a Campanha Outubro Rosa coordenada pela AMUCC objetiva conscientizar a população sobre as formas de prevenção de detecção precoce dos cânceres na mulher, especialmente câncer de mama e colo de útero.

Apesar de inúmeras campanhas de conscientização, o câncer ainda tem muitos estigmas e as pessoas demoram a procurar ou não procuram os serviços de saúde por medo, vergonha ou por não acreditarem na cura. Com esse comportamento chegam tarde ao diagnóstico de muitos canceres que poderiam ter sido curados se descoberto no início.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são o elo entre o serviço de saúde e a comunidade, em média realizam 08 visitas por dia na comunidade abrangida pelo Centro de Saúde o qual trabalham. Diante disso, surgiu a necessidade de capacitar os ACSs para intensificarem suas ações no mês de outubro, aproveitando a Campanha Outubro Rosa que tem grande visibilidade e mobilização.

A AMUCC já realizou seis capacitações de ACSs, sendo que nas três últimas se aproveitou a oportunidade para reunir informações a respeito da saúde da mulher, hábitos e condições de trabalho, mediante o preenchimento de pesquisas.

A VII Capacitação dos ACS marcou o início das ações do Programa Outubro Rosa da AMUCC 2017.

Durante o evento foi apresentada a programação do Outubro Rosa e todos ganharam a camiseta da campanha 2017. Os ACS tiveram a oportunidade de falar na tribuna livre: Voz e Vez do ACS.

Nossos convidados especiais:

Dra Renata de Cerqueira Campo, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde do município de Florianópolis abordando o tema câncer de pulmão.

Dra Renata de Cerqueira Campo, Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde do município de Florianópolis, palestra: Câncer de Pulmão.

Larissa Testoni Feiber, nutricionista , palestra: Saúde no prato: Nutrição & Qualidade de Vida.

Larissa Testoni Feiber, Nutricionista , palestra: Saúde no prato: Nutrição & Qualidade de Vida.

Dra Tânia Souza Machado da Silva, mastologista da Secretaria Municipal de Saúde do municípios de São José e da Clínica Integrada da Mama, palestra: Câncer de Mama.

Dra Tânia Souza Machado da Silva, Mastologista da SMS de Saúde de São José e da CLIMAMA, palestra: Câncer de Mama.

Dr. Jardel Corrêa de Oliveira, Médico de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Dr. Jardel Corrêa de Oliveira, Médico de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deka Cortese, assessora técnica da Gerência Técnica Reguladora GECOR da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, palestra Publicização das Filas e Regulação Ambulatorial.

Deka Cortese, Assessora Técnica da GECOR da Secretaria de Estado da Saúde/SC, palestra Publicização das Filas e Regulação Ambulatorial.

Dra Adriana Medeiros, psicóloga e coach, palestra O Poder da Mudança.

Dra Adriana Medeiros, Psicóloga e Coach, palestra O Poder da Mudança.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC