You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC pede urgência em projeto que susta Portaria do Ministério da Saúde

AMUCC pede urgência em projeto que susta Portaria do Ministério da Saúde

Nesta quinta-feira (9), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) e representantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), que pediram urgência para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 42/2015 em Plenário. A deputada é a autora da matéria que susta dispositivo da Portaria 1253/2013 do Ministério da Saúde, que restringe a oferta de mamografia para rastreamento do câncer de mama.

Segundo Carmem Zanotto, a Portaria determinou que o procedimento passe a ser financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) apenas quando realizado em mulheres entre 50 e 69 anos de idade, o que dificulta a detecção precoce da doença. A deputada argumentou ainda que a norma contraria a Lei 11664/2008 que garante a realização de exame mamográfico, no Sistema Único de Saúde, a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

O PDS 42/2015 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no dia 1º de novembro, com pedido de urgência e encaminhado para análise no Plenário do Senado.

Fonte: senado.leg.br
Notícia publicada em: 09/11/2017

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC