You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC participa de evento destinado a mulheres empreendedoras em Santa Catarina

AMUCC participa de evento destinado a mulheres empreendedoras em Santa Catarina

15_08_2016_empreende_catarinaHistórias de sucesso no empreendedorismo feminino fizeram parte do II Empreende Mulher Catarinense, organizado pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina (Ceme) dia 15 de agosto, na Alesc. O evento contou com a participação de mulheres importantes relacionadas ao empreendedorismo em suas regiões. A voluntária da AMUCC Cleusa Maria da Costa assistiu ao painel “Liderando e Empoderando as Mulheres”,com Simone Leite e Jussara Pereira Barbosa. As duas são presidentes de Federações das Associações Comerciais, sendo uma do Rio Grande do Sul e outra de Pernambuco. No painel elas contaram que não foi fácil se tornarem presidentes dessas instituições, lugares comumente ocupados por homens.

Cleusa afirma que apesar delas serem presidentes de Federações e também mulheres, elas passaram por dificuldades diferentes. Simone conseguiu quebrar 80 anos de liderança masculina, se tornando a primeira mulher a presidir a Federação das Associações Comerciais no Rio Grande do Sul. Jussara, por outro lado, sentiu-se impulsionada pela maioria de mulheres na região de Pernambuco que ocupam cargos de poder no governo local.

Com participação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o evento contou também com discussões sobre machismo e estereótipos da mulher no mercado de trabalho, como o Painel “Masculino x Feminino – Mito ou Verdade”. Este contou com a participação do grupo de mulheres empreendedoras de Florianópolis, ‘As Anitas’, Rioar e Oliveira Materiais de Construção, que estavam lá para discutir a quebra de padrões em profissões geralmente masculinas. O evento finalizou na tarde de segunda feira com a empresária Sonia Hess que gerencia a Dudalina há 35 anos e também Fernanda Bornhausen Sá, empresária de propaganda e tecnologia de Santa Catarina.

Eventos como esse são importantes porque, nos últimos 10 anos, a participação das mulheres no ramo empresarial cresceu em torno de 40% no Brasil. Elas representam 24,3% de empresárias no ramo tecnológico em Florianópolis e são a maioria na população do Estado.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC