You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

AMUCC participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Delegações de todas as regiões do país se reuniram para construir o maior evento de participação social do Brasil. 

A 16ª Conferência Nacional de Saúde reuniu mais  de 5 mil participantes entre os dias 04 a 07 de agosto em Brasília.. Foram o4 dias debatendo os eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação do Sus, Financiamento do Sus e Todos juntos pela defesa da Saúde e do SUS.

WhatsApp Image 2019-08-15 at 10.50.56 (1)WhatsApp Image 2019-08-15 at 10.50.56A AMUCC participou das atividades autogestionadas com foco em câncer e políticas públicas: Direito ao acesso, Promoção da saúde e Diagnóstico precoce do câncer.

O relatório final do evento, consolidado de 4 a 7 de agosto, após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde (MS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos. A realização do maior evento participativo do país é garantida pela Constituição de 1988.

“Nós somos a favor da luta nas suas diferenças e a contribuição de cada segmento da saúde foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente a garantia do SUS como nós sonhamos”, disse Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela organização da 16ª Conferência. O relatório final é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os e6e2225b5-59cb-4522-b7f0-5968b7603329stados brasileiros.

Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS. “As moções buscam tornar o SUS mais forte e reiteram a garantia dos direitos constitucionais”, afirma a coordenadora da Comissão de Relatoria da 16ª Conferência, Francisca Rêgo.

O Plano Plurianual 2018-2020 e o Plano Nacional de Saúde são os principais documentos do MS que dão base para o desenvolvimento de uma série de políticas públicas da área. Pouco antes de subir ao palco no dia da abertura do evento, em entrevista ao CNS, o ministro garantiu que levará em consideração as demandas que vão compor o relatório final do evento. “Claro. Vamos receber todas as demandas, classificá-las, aproveitá-las, debater as que estão ligadas com a política pública. Com certeza, dialogar é minha marca. Minha vida inteira foi assim”, afirmou.

O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feito pela Comissão de Relatoria. A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

Referência histórica

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo CNS e realizada pelo MS. Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988.

Assista ao vídeo final do evento

98db9940-c0d9-4978-9774-b5554a6147ee

Fonte:  Susconecta.org.br; Amucc
Notícia publicada em: 07/08/2019
Autor: Conselho Nacional de Nacional
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC