You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC participa da 15ª Conferência Nacional de Saúde

AMUCC participa da 15ª Conferência Nacional de Saúde

A AMUCC esteve presente na 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 1º a 4 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. As representantes Cleusa Maria da Costa e Maria Machado participaram das atividades do evento, em conjunto com as demais filiadas da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Entre as várias propostas que foram aprovadas, está “estruturar e implantar a Rede de Atenção Oncológica com revisão da Portaria MS/GM 1220/14, estabelecendo para 30 dias o prazo máximo de início do tratamento para pacientes portadores de câncer, bem como, garantir que a continuidade do tratamento seja rápida e eficaz, além de prever o financiamento para a instalação de atendimento de radioterapia nas macrorregiões que não possuem o serviço”.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, aprovou oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões em 28 grupos de trabalho, dos quais participaram usuários, prestadores de serviço, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

O relatório final, aprovado em plenária, será entregue aos gestores da Saúde na União, estados e municípios e monitorado pelos conselhos de saúde, que promovem reuniões mensais.

O tema central do evento foi “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. Durante a Conferência foram discutidas e aprovadas 80% das propostas e diretrizes consolidadas a partir dos relatórios das etapas estaduais.

Os oito eixos temáticos que nortearam os debates foram “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

No primeiro dia do evento, foi realizada a Marcha em defesa do SUS. Cerca de 6 mil trabalhadores e usuários do SUS, centrais sindicais, movimentos sociais e demais organizações integraram a Frente em Defesa do SUS – AbraSUS e participaram da manifestação.

Clique aqui e saiba mais sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC