You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC dá início à programação de mais um Outubro Rosa em Santa Catarina

AMUCC dá início à programação de mais um Outubro Rosa em Santa Catarina

Campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Apenas este ano foram identificados 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A doença, que é a maior causa de morte de mulheres no mundo, deve tirar a vida de pelo menos 15 mil no país este ano. Ao fim de 2018, 600 mil brasileiros descobrirão que são portadoras de câncer, e justamente por isso campanhas como o Outubro Rosa chegam a mais uma edição em busca de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Criada há 18 anos, a AMUCC (Amor e União Contra o Câncer) surgiu como uma organização de mulheres com diagnóstico de câncer de mama preocupadas em amparar outras vítimas da doença. O órgão, que hoje possui oito projetos nacionais, é um dos principais responsáveis por ativar a campanha no Brasil. “O nosso maior desafio já, para quem está com câncer, é o diagnóstico”, conta Leoni Margarida Simm, presidente da associação. “A pessoa encontra uma lesão, suspeita de câncer e fica esperando, às vezes por mais de um ano. Enquanto isso o câncer cresce e quando é diagnosticado já está em estágio avançado”, completa.

Em mais um ano o Grupo RIC e jornal Notícias do Dia apoiam a programação da campanha, ampliando também a produção de conteúdo sobre o tema durante todo o mês de outubro.

O propósito do projeto é salvar vidas ao reduzir a mortalidade por câncer e empoderar os pacientes como indivíduos e ativistas da causa por meio de projetos transformadores. Como revela a voluntária Silma Borges Terra, envolvida com a programação do Outubro Rosa da AMUCC há três anos, o aumento do interesse da população pela campanha vem sendo perceptível. “Apesar de ainda haver muito estigma em relação ao câncer, as pessoas estão se sentindo mais necessidade de saber sobre a doença para poderem se prevenir”, afirma.

Lançamento da campanha da Secretaria de Saúde 

Esta segunda-feira (1) terá ainda o lançamento da campanha Outubro Rosa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O tema desde ano é “Quem Ama, Apoia” e será apresentado às 9h30, na sede do órgão, no Centro de Florianópolis. No evento serão anunciados detalhes da realização de mutirões de mamografia e de cirurgias eletivas (ginecológicas e de mama) para o atendimento a mulheres que estão em filas de espera em todo o Estado.

Agenda Outubro Rosa AMUCC 2018

  • 1 a 31/10
    – Iluminação de prédios e monumentos
    – Fila Zero: arrecadação de recursos para realização de exames para diagnóstico do câncer na mulher
    – 6º Ciclo de Palestras do Outubro Rosa nas empresas
  • 18/9 a 30/10
    – Ponto de informações e vendas de produtos AMUCC no Mercado Público, box 47
  • 1/10, 14h
    – Palestras Outubro Rosa na OAB Cidadã
    – Palestra sobre Câncer – Dádiva da Vida com Ana Lavratti
    – Direitos dos Pacientes Oncológicos com Ana Paula Werlang
    – Participação especial do Coral Engie Energia
  • 6/10 Cirurgias de Reconstrução Mamária na Casa de Saúde São Sebastião, com o doutor Henrique Müller
  • 7, 14 e 21/10
    – Outubro Rosa vai às Ruas: Floripa em Movimento (Grupo de voluntários com distribuição de material informativo e roda de conversa)
  • 4, 11, 18 e 25/10, às 12h30
    – XV com Arte – Apresentações musicais na Praça 15 de Novembro (Grupo de voluntários com distribuição de material informativo)
  • 23/10
    – Outubro Rosa na Vidal Ramos (Apresentações musicais, oficinas e ações de conscientização sobre câncer de mama)
  • 28/10, das 14h às 17h
    – Caminhada Rosa Beira-Mar Norte. Concentração: a partir das 14h no Koxixos. Percurso: Koxixos até o Trapiche.
  • 30/10
    – Jantar Amor e União Contra o Câncer no Lira Tenis Club, com atrações musicais e sorteio de brindes.
  • 31/10, 18h15
    – Missa de Ação de Graças e apresentação Coral Vozes de Santa Catarina, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC