You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

6° Encontro RECAN debate qualidade do atendimento à saúde da mulher

6° Encontro RECAN debate qualidade do atendimento à saúde da mulher

Com o objetivo de promover a discussão entre diferentes associações apoiadoras da luta contra o câncer no Estado, aconteceu nesta segunda (02) e terça-feira (03), o 6° Encontro da Rede de Controle do Câncer na Mulher de Santa Catarina (Recan/SC), em Florianópolis. Um dos principais temas debatidos foi como melhorar a qualidade dos atendimentos dessas unidades e também a capacitação necessária para melhorar o entendimento em Advocacy e Controle Social em Políticas Públicas.

No primeiro dia do evento, a ginecologista Ariadna Belinda Saavedra Ibacache promoveu uma troca de informações sobre o sistema de regulação de encaminhamentos clínicos e o município de Florianópolis, além de explicar alguns termos e procedimentos burocráticos. A discussão ocorreu em torno da importância da organização dos fluxos de atendimentos e também dos diagnósticos feitos por unidades do SUS.

O primeiro dia ainda foi marcado por uma conversa com a fisioterapeuta e doutora em epidemiologia da UFSC Ione Ceola Schneider. Foi discutido principalmente a lei do atendimento básico no SUS, e logo depois foi debatido o tema da mamografia no Estado.

No segundo dia, pela manhã, as participantes do Encontro Recan estiveram presentes audiência pública sobre mamobrafia na Alesc (clique aqui e saiba mais sobre a audiência). Durante a tarde, as participantes avaliaram a participação na audiência pública, constatando que é preciso fazer muito mais que exigir a mamografia a partir dos 40 anos. Todas as entidades precisam agir, em seus municípios, para que seja garantido o acesso aos exames e ao tratamento no tempo adequado.

 

Dados do Município

O Encontro foi finalizado com a discussão de uma pauta única a ser defendida pelos membros da RECAN nos espaços de participação social. Uma das principais preocupações das voluntárias é o alto índice de mortalidade por câncer de mama no Estado.

 

A partir de alguns temas, decidiram se organizar em busca de dados da realidade local de cada município, levantando informações com as secretarias municipais de saúde. Essas ações, em especial voltadas para a mamografia, têm como objetivo buscar formas de agilizar atendimentos, entre elas  a “pactuação” de exames, termo utilizado para dizer que os exames e resultados sejam negociados com outros municípios.

 

Os exames de diagnóstico pactuados e mamografias pactuadas aconteceriam de acordo com a diretrizes da programação de assistência a saúde, para buscar parâmetros técnicos de rastreamento do câncer de mama. A partir disso, as ONGs presentes no encontro decidiram se unir e formar ações em conjunto com as secretaria de saúde, para incentivar as mulheres a irem à Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer mamografia e exame preventivo de câncer de colo de útero (papa-nicolau).

 

Aberta as inscrições para o curso EAD

Outra ação discutida foi a elaboração de um questionário padrão para que todas as entidades possam avaliar a situação do atendimento à mulher com câncer em seus municípios. “Precisamos trabalhar junto às comissões municipais de saúde, vereadores e prefeitos, para que as ações realmente aconteçam”, destacou a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm.
Também ficou decidido que as entidades integrantes da Recan Mulher/SC serão convidadas para a capacitação dos agentes de saúde para o Outubro Rosa, para que possam multiplicar os treinamentos em seus municípios.

A diretora executiva da AMUCC, Simone  de Souza Lopes, informou às participantes sobre a abertura da segunda edição do curso Advocacy e Controle Social em Políticas Públicas – a distância. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 20 de maio, clicando aqui.  Serão ofertadas 300 vagas nesta segunda edição.

Segundo Simone, o grupo de estudos foi aprimorado nesta primeira edição, com os quatro módulos de ensino voltados para uma educação nacional e não só local. “Na edição anterior, o ensino a distância tinha sido feito com foco nos assistentes sociais de Florianópolis e região e hoje ele é aberto pra todo o Brasil”, explicou. Leoni complementou a apresentação de Simone ao afirmar que a AMUCC não está oferecendo apenas um curso, mas também uma rede de troca de informações e de experiências sobre o tema proposto.

 

Portal AMUCC e página da Recan

No segundo dia do evento, a jornalista voluntária da AMUCC, Carla Algeri, apresentou o novo portal de notícias da AMUCC e a futura página da Recan/SC, um espaço para compartilhamento de notícias e fotos das instituições integrantes da Recan/SC. “É uma forma de dar visibilidade ao trabalho de toda a Recan/SC e também como forma de troca de ideias entre as entidades”, afirmou. A partir de agora, as integrantes poderão enviar notícias, avisos de eventos e fotos ao e-mail imprensa.amucc@gmail.com.br para publicação no site.

Acompanhe aqui a galeria de fotos do encontro RECAN
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC