You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

9º Encontro da RECAN SC supera expectativas

9º Encontro da RECAN SC supera expectativas

Advocacy e Controle Social no Câncer

Com este lema, 19 Organizações da Sociedade Civil que atuam com pacientes com câncer se reuniram no 9º Encontro da Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina, nos dias 12 e 13 de junho.

Cerca de 50 pessoas receberam capacitação e informações sobre biossimilares, pautas de advocacy para enfrentamento dos fatores de risco modificáveis – DCNTs e demandas referentes ao caminho que o paciente com suspeita ou diagnóstico de câncer percorre no Sistema Único de Saúde.

O Projeto RECAN/SC tem como finalidade manter a Rede de Controle do Câncer em SC para atuar em Advocacy e no controle social das políticas públicas de saúde dos municípios de atuação da Rede, atuando diretamente na atenção básica.
IMG_0489A abertura do evento contou com a presença da Deputada Federal Carmem Zanotto, Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. Com seus esclarecimentos, as representantes de organizações que atuam em ações de combate ao câncer receberam informações sobre os problemas para a implementação da Lei 12.732/2012, andamento do Projeto de Lei Nº 275, de 2015, que fixa o 
prazo de 30 dias para que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize os exames necessários à elucidação de diagnóstico médico que preveja, como hipótese principal, o câncer (neoplasia maligna) e também explicações sobre a Notificação Compulsória.IMG_0576

Dr. Ricardo Garcia, Médico, Centro Latino Americano de Pesquisa em Biológicos, UERJ-RIO conversou com os membros da RECAN/SC sobre biossimilares: intercambialidade e farmacovigilância.

O segundo dia teve a participação da Jornalista e Diretora de Comunicação da ACT Promoção da Saúde-SP, Anna Monteiro palestrando sobre as Pautas de Advocacy para enfrentamento dos fatores de risco modificáveis – DCNTs.IMG_0638

Leoni, presidente da AMUCC, deu segmento ao encontro relembrando os membros sobre os objetivos desta Rede e definindo em conjunto as pautas de advocacy que serão levantadas pela RECAN/SC no Seminário Diagnostico da Oncologia no Estado de Santa Catarina, de convite oficial da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para participação, no dia 02 de julho, segunda-feira às 13h30hs no Debate sobre a Lei de 60 dias que acontecerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

IMG_0689

IMG_0669

IMG_0687

IMG_0688Por último, os participantes discutiram sobre os dados da pesquisa realizada nos seus municípios sobre o tempo para a realização de exames e tratamento para pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer. Verificou-se realidades diferentes entre os municípios, desde início imediato até 01 ano para realização de exames. Os dados serão compilados e publicados posteriormente para serem utilizados como base para conversas e audiências com os poderes públicos municipais.

IMG_0500

 

Veja mais fotos aqui

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC