You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

dia de doar

A AMUCC está participando pela segunda vez do Dia de Doar,

é o momento de nos mobilizarmos e juntarmos as nossas forças para contribuir com o controle do câncer no Brasil.

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amor e União contra o Câncer – AMUCC), fundada em 2000, é uma organização da sociedade civil (OSCIP) constituída por voluntários, sobreviventes do câncer, cuidadores e simpatizantes da causa.

Há 18 anos atuando na causa oncológica, a AMUCC é reconhecida em âmbito nacional e internacional como legítima representante dos direitos dos pacientes com câncer, sendo cada vez mais demandada nos assuntos que se referem ao câncer.

Resultados AMUCC 2017

O #DiadeDoar é um movimento, uma mobilização mundial por uma realidade mais solidária e transformadora. Acima de tudo, o #DiadeDoar é uma chamada à ação!

Concebida para celebrar e encorajar a doação de forma consciente e inteligente. Essa mobilização mundial teve origem nos Estados Unidos, em Nova York.

Em 2012, o renomado centro cultural e comunitário 92nd Street Y idealizou um contraponto às já famosas datas comerciais “Black Friday” e “Cyber Monday”. Com o nome de #GivingTuesday (em português, “terça-feira da doação”), a campanha logo ganhou reconhecimento e adesão, consolidando-se em uma escala global. A partir disso, todo ano, na 1ª terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving day), mais de 100 países promovem suas próprias versões da campanha. O Brasil, um deles, intitula a data como #DiadeDoar.

Hoje gerido pela ABCR- Associação Brasileira de Captadores de Recursos e organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, o #DiadeDoar vem, desde 2013, ano após ano, inspirando cada vez mais brasileiros a se envolveram coletivamente pelo bem, seja doando ou recebendo doações.

“Doar é uma expressão de compromisso com nossas comunidades. É um ato importante do envolvimento cívico e do cuidado de todos os seres humanos e das causas que, em última instância, afetam a todos. Doar é tão importante quanto votar”, ressaltou Asha Curran, co-criadora do #GivingTuesday, em entrevista para o Captamos.

Uma das frentes mais notáveis do movimento #DiadeDoar é a ideia do investimento social participativo. Ou seja, o entendimento de que você não precisa ser um líder mundial ou uma pessoa extremamente abastada para doar, mas que pessoas normais, em grande número, tornam o extraordinário possível.

Tal linha de pensamento pode ser ilustrada no depoimento de Joana Mortari, representante do Movimento por uma Cultura de Doação, cedido ao GIFE, “o #DiadeDoar é um chamado para que as pessoas reflitam, entendam e ajam, assumindo também a sua responsabilidade no fortalecimento de uma sociedade civil autônoma. Isso é uma parte importante do desenvolvimento da democracia no país”, pontuou.

17% dos brasileiros deixam de doar por condições financeiras (Doação Brasil [IDIS, ref.2015]). Em frente a dados como esse, é importante destacar a possibilidade de se envolver com o #DiadeDoar através do compartilhamento em redes sociais. Em 2016, apenas no Facebook, a tag #Diadedoar obteve 35.483 interações, alcançando um público potencial de mais de 7 milhões de brasileiros. Já no Instagram foram 24.967 interações, e 2 milhões de alcance potencial. Então compartilhe o #DiadeDoar. Vamos juntos fazer dessa campanha algo ainda mais transformador.

“Precisamos que esta ação de doar para as organizações da sociedade civil se torne um hábito. É um grande movimento mesmo para desenvolver uma doação rotineira”, realçou João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR),  em depoimento ao GIFE.

Como participar do Dia de Doar?

Para participar, basta fazer uma doação única de qualquer valor e ajudar a AMUCC a lutar pela vida.

Nosso trabalho depende de pessoas como você para fazer a diferença no controle do câncer.

dia de doar 3

LOGO-ALTA-QUALIDADE

PROPÓSITO DA AMUCC:

“Salvar vidas ao reduzir a mortalidade por câncer  e empoderar as pessoas como indivíduos e ativistas da causa por meio de projetos transformadores.”

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC