You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

11º Encontro da Rede de Controle do Câncer de Santa Catarina reúne 27 OSCs

11º Encontro da Rede de Controle do Câncer de Santa Catarina reúne 27 OSCs

Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de apoio à pacientes com câncer reunidas com o objetivo de discutir o Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde em municípios do Estado de Santa Catarina.

IMG_4837Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, organizações de todo o estado de Santa Catarina se reuniram em Florianópolis para discutir lacunas nas políticas públicas para o controle do câncer  e elaborar um cronograma de ações conjuntas.

As OSCs membros da Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina – RECAN/SC estão distribuídas estrategicamente nas oito macrorregiões de saúde de Santa Catarina e sua atuação acontece principalmente nos municípios onde estão localizadas.

Com o olhar voltado para a atenção básica e ênfase no controle do câncer para atuação nas diversas instâncias de participação social, as organizações se encontram pelo menos 01 vez ao ano.

11º Encontro RECAN 4Este ano, a programação contou com a presença da Dra Marcele Gnata Vier, Médica Oncologista da Oncologia Clínica Florianópolis que proferiu a palestra: “Entendendo o câncer de mama metastático”, abordando aspectos do tipo e escolha do tratamento .

11º Encontro RECAN 5Milena Ramos, gerente de Patient advocacy da Pfizer Oncologia mostrou os resultados da pesquisa realizada sobre o câncer de mama metastático – a voz das pacientes e da família.

O segundo dia iniciou com a voz das organizações mostrando suas ações de advocacy e controle social nos seus municípios de ação.

11º Encontro RECAN 8Finalizando a manhã, Simone M. S Lopes, vice presidente da AMUCC e farmacêutica da CLIMAMA, falou sobre as mudanças de paradigmas no tratamento do câncer ressaltando as diferenças entre os tratamentos e mostrando a forma de ação das novas tecnologias farmacêuticas.

O grupo saiu com a missão de conversar com pacientes sobre a adesão do tratamento em relação a forma de apresentação dos medicamentos.

A AMUCC já realizou 10 capacitações para os membros da RECAN/SC no últimos 7 anos com um público médio de 30 pessoas por capacitação. 

No 11º Encontro, estiveram presentes 55 pessoas representando 27 organizações e mais a presidente da RFCC Estadual como convidada especial:

  1. AAPCA – Rio Fortuna
  2. ABRALE
  3. ACPC – Associação Catarinense de Apoio as Pessoas Portadoras de Câncer – Joinvile
  4. Amor Próprio
  5. AMOVI
  6. AMUCC
  7. Associação Amigos Cléia Beduschi
  8. CMT Chapecó
  9. CMT Criciuma
  10. CMT Lages
  11. Instituto GAMA
  12. RFCC Blumenau
  13. RFCC Braço do Norte
  14. RFCC Brusque
  15. RFCC Caibi
  16. RFCC Chapecó
  17. RFCC Criciúma
  18. RFCC Florianópolis
  19. RFCC Gaspar
  20. RFCC Içara
  21. RFCC Itapema
  22. RFCC Joaçaba
  23. RFCC Maravilha
  24. RFCC Pinhalzinho
  25. RFCC Porto União
  26. RFCC São João Batista
  27. RFCC Xanxerê

A RECAN/SC está apreensiva com a alta incidência do câncer e a pouca disponibilidade de exames para o diagnóstico, além de tratamentos com novas tecnologias não disponíveis. Também preocupa-se em trabalhar os fatores de risco modicáveis, fazer incidência junto as prefeituras e ao Estado para que tenhamos acesso a hábitos de vida saudáveis com ambientes condicionantes para que a população possa ter uma vida mais saudável que só uma política de Estado pode fazer.  

11º Encontro RECAN 9

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC