You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

10º Encontro da RECAN discute a importância dos pacientes e organizações na tomada de decisões em Saúde

10º Encontro da RECAN discute a importância dos pacientes e organizações na tomada de decisões em Saúde

A Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina – RECAN/SC, se reúne no dia de hoje (04/12/18) para o 10º Encontro da Rede.

O Encontro tem como objetivo discutir sobre a importância dos pacientes e organizações de pacientes na tomada de decisões em Saúde, aprofundando também o conhecimento sobre o câncer de mama. Registros de câncer e notificação compulsória marcam o final do primeiro dia de palestras que servirão de base para o debate com os gestores.

Estão presentes no 10º Encontro representantes de 19 orgazinações de apoio a pacientes do estado de Santa Catarina.

WhatsApp Image 2018-12-04 at 18.45.27Leoni Margarida Simm, abriu o evento falando da participação do paciente no cuidado da sua saúde: uma oportunidade de exercício de cidadania do paciente em busca de autonomia, afirma a presidente da AMUCC.

Entre profissional e paciente-cliente, não existe um que não sabe, mas dois que sabem coisas distintas.

A necessidade de humanização da relação profissional-paciente, com base no desenvolvimento de uma relação empática e participativa, é uma prioridade .

Não é suficiente as instituições se preocuparem  apenas com os procedimentos organizacionais e financeiros da Saúde.

WhatsApp Image 2018-12-04 at 18.45.27 (1)É necessário mudar o modo como os profissionais da Saúde se relacionam com o seu principal objeto de trabalho: a vida e o sofrimento dos usuários do serviço.

Quando o paciente passa a participar da tomada de decisões sobre sua própria saúde, se empodera .Dolaines

Quando consegue dialogar com os profissionais de Saúde amplia seu conhecimento e sua visão crítica, e gera possibilidades de reflexão e construção de novos significados.

Seus direitos, seu papel e participação como agente de mudanças no sistema de Saúde:

O processo de “humanização” do atendimento vai além da melhoria da qualidade da relação profissional/paciente-cliente: aponta para o desenvolvimento, nesse espaço, do sentido de cidadania e participação crítica, incidindo sobre as políticas públicas de Saúde.

Advocacy  para influenciar a tomada de decisões:

Advocacy é o esforço para influenciar pessoas, principalmente tomadores de decisão, por meio de diferentes formas de comunicação persuasiva para propiciar uma mudança que, no contexto do controle do câncer, resulte na implementação de políticas abrangentes e programas eficazes.

Porque trabalhamos em rede?WhatsApp Image 2018-12-04 at 18.45.28

  • As redes têm sido saudadas, nas duas últimas décadas, como a mais significativa inovação humana no campo da organização da sociedade.
  • A organização em rede consegue reunir indivíduos e instituições numa estrutura horizontal, sem hierarquia, e fazê-los trabalhar de forma colaborativa, com eficácia, em função de objetivos comuns.
  • Fluida, plástica, dinâmica, a rede se sustenta tão somente pela vontade de seus integrantes. Essa aparente fragilidade é sua grande força.
  • As organizações do terceiro setor têm sido pioneiras na criação e manutenção de redes, que operam nos níveis local, regional, nacional e internacional, seja para a troca de informações, para a articulação política ou para a implementação de ações conjuntas.

Veja a palestra na íntegra:

palestra Leoni1

 

 

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC